Emenda parlamentar possibilita restauração da Casa Elfrida Lobo, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 11/02/2022 às 10h05 Atualizado 17/02/2024 às 01h42
elfrida lobo

Localizado no centro histórico de Paranaguá, o espaço cultural, Casa Elfrida Lobo, será restaurado com recursos do governo federal a partir da assinatura da Ordem e Serviço, na quinta-feira (10). Desde 2016, o Conservatório Musical Waltel Branco, intitulado em homenagem ao famoso artista da MPB, atuava no local oferecendo aulas de músicas.  

Os primeiros registros do edifício que fica na rua Dr. Leocádio, nº 393, são datados de 1894, período em que o país passava por uma transição política.  Mas o casarão, na forma como é conhecido, foi comprado pelo comerciante Antônio Lobo em 1930. Por muito tempo, a residência abrigou os familiares, inclusive sua filha, a professora Elfrida Lobo, que dá nome a construção.  

A medida é fruto de uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões do senador Alvaro Dias (PODEMOS). A obra será feita pela empresa Projete Engenharia e Construções LTDA especializada em restauração de edificações antigas.

O prefeito, Marcelo Roque (PODEMOS), gratificou o trabalho do parlamentar por restaurar um marco relevante para a história da cidade. “Agradecemos ao senador Alvaro Dias que viabilizou recursos neste montante para uma obra tão importante para a história e cultura de Paranaguá”, comemora.

Com características arquitetônicas que são referências de construções do século XIX, como o prédio da Alfândega, a casa foi tombada pela Curadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, em 1999.

Para a secretária de cultura e turismo (SECULTUR), Maria Plahtyn, a obra de restauro irá permitir que o casarão continue sendo um espaço voltado a cultura. “Neste caso, a destinação específica é como uma casa de música, que é função essencial para a cultura local”, comenta.