De Guaraqueçaba ao Maracanã: Felipe Teresa conquista título mundial para o Flamengo e relembra origens no Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/08/2024 às 10h15 Atualizado 27/08/2024 às 12h18
image
Felipe Teresa comemora gol em Flamengo x Olympiacos — Foto: André Durão / ge

No último sábado (24), o jovem Felipe Teresa, de 18 anos, fez história ao marcar o gol que garantiu ao Flamengo o título mundial sub-20, em uma emocionante partida contra o Olympiacos no Maracanã. Natural do Litoral do Paraná, Felipe, que começou sua carreira em Guaraqueçaba e Paranaguá, é visto como uma das grandes promessas do futebol brasileiro.

A trajetória de Felipe no futebol começou cedo. Em 2021, aos 15 anos, ele foi artilheiro do Campeonato Paulista sub-15 pelo time Independente de Limeira, o que chamou a atenção de diversos clubes. No entanto, o amor pelo Flamengo falou mais alto, e o jovem optou por seguir seu sonho de infância. Em 2022, aos 16 anos, ele foi contratado pelo clube carioca, integrando a equipe principal que contava com estrelas como Gabigol, David Luiz, Arrascaeta e Bruno Henrique.

Filho de Guaraqueçaba, onde vive seu pai, Dionir, e de Paranaguá, onde mora sua mãe, Vanderléia, Felipe sempre carregou consigo as raízes do litoral paranaense. “Nunca imaginei estar aqui, mas, graças a Deus, deu tudo certo. É seguir por mais coisas que estão por vir. Catar caranguejo sempre foi ao lado do meu tio Eliezer, desde criança. É uma história muito linda, poucos sabem. Passei por dificuldades”, contou Felipe, emocionado, após a conquista.

Ele relembrou também as dificuldades da infância, quando pescava caranguejos com o tio para alimentar a família. Esse passado humilde moldou a determinação e o foco que o levaram a se destacar no futebol. “Falei até com o Barone (Caio, goleiro) no banco de reservas que eu ia decidir, falei que ia fazer o gol do título. Graças a Deus deu tudo certo”, disse Felipe, que mesmo lesionado, conseguiu marcar o gol decisivo.

O jovem dedicou o gol da vitória à nação flamenguista e ao seu filho, o qual ele descobriu o sexo no domingo (25).

Gol de Felipe Teresa decretou a virada por 2 a 1 aos 47 minutos da etapa final.

Vivendo em Guaraqueçaba até os 11 anos e depois em Paranaguá, onde buscou melhor estrutura de treinamento, Felipe iniciou sua carreira nas categorias de base do projeto social Leões do Futuro. Segundo seu pai, Dionir Prisco, a família precisou adaptar toda a vida para apoiar o sonho do menino. “A gente mudou nossas vidas para realizar o sonho do Felipe. Agora essa conquista é um passo que estamos dando”, afirmou ao JB Litoral na época da contratação pelo Flamengo.

A história de Felipe Teresa é uma daquelas que inspiram e emocionam. Hoje, vestindo a camisa do Flamengo, o jovem realiza o sonho de infância, carregando consigo a história de superação de um menino do Litoral que, contra todas as adversidades, brilhou no estádio mais famoso do mundo e entrou para a história do futebol.

Felipe fala sobre o gol em entrevista a jornalistas após o fim do jogo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *