Matinhos: atividades gratuitas durante toda a semana atraem cada vez mais idosos

Entre as programações estão treinamento funcional, vôlei, basquete e danças


Por Flávia Barros Publicado 30/07/2024 às 17h57

Acabou a ideia de que idoso só joga bocha e bingo ou das vovós que ficam apenas sentadas fazendo tricô. Em Matinhos, a regra é não ficar parado. Partindo desse princípio, moradores do município que ainda não estão na “melhor idade”, mas que já têm mais de 50 anos e querem chegar aos 60 com saúde, têm acesso ao programa “Melhor Idade em Ação”. Com aulas de treinamento funcional duas vezes por semana, eles adquirem resistência, equilíbrio e coordenação motora, o que melhora as atividades cotidianas, além de promover um maior vigor físico.

São atendidos munícipes com 50 anos ou mais, sem custo algum ao participante. Basta apresentar uma declaração médica liberando para realizar a atividade física e ir pessoalmente fazer a inscrição nos dias de aula. Nas segundas e quartas é realizado o funcional adaptado, que além dos benefícios físicos, promove a integração com a sociedade e eleva a autoestima deles”, explica Edi Santos, professora da rede municipal que aplica as aulas.


PARA 60+ E 70+


E para os que já estão na terceira idade, as modalidades ofertadas toda sexta-feira, para os que têm 60 anos ou mais, são vôlei câmbio (uma adaptação do vôlei, na qual se joga com a bola presa, com o participante podendo segurá-la e passar para os companheiros) e basquete relógio (jogado por duas equipes de nove jogadores cada, cujo objetivo de cada uma é marcar a maior pontuação na sua cesta no tempo de 10 minutos).

Para os idosos com 70 anos ou mais, as aulas são de vôlei no escuro, quando a rede de voleibol é coberta por uma lona preta, tornando impossível a visibilidade do outro lado da quadra. Sem a percepção visual, os idosos trabalham mais a comunicação, o trabalho em equipe, a lateralidade e a noção de tempo e espaço.

Essas equipes representam nosso município nos Jogos de Integração do Idoso, evento realizado pelo Governo do Estado, no município de Guaratuba. Hoje atendemos um rotativo de 70 idosos, entre os dias de aulas”, completa a professora Edi.

As aulas acontecem na Arena Vicente Gurski às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h, com o acompanhamento da profissional de Educação Física.

DANÇA DA MELHOR IDADE


Nas terças e quintas-feiras, às 15 horas, no Salão da Casa da Cultura, é o momento dos grupos 60+ sacudirem o esqueleto. Sob o comando da professora Nadia Mendes, os idosos se movimentam, confraternizam e não faltam risadas com os passos e danças aprendidos a cada aula.

A gestão se preocupa muito com esse lado humano, proporcionando essas atividades para a melhor idade e desmistificando a ideia de que o professor tem que estar só dentro da sala de aula. Não, nós temos que estar em todos os lugares em que a população precisa da gente. Para mim é uma alegria poder estar aqui com essa turma animada”, afirma a docente.

Alegria compartilhada pela aluna Nadia Barbieri. Ela se recusava a frequentar outras atividades “tradicionais” de idosos. “Hoje, as pessoas são bem sozinhas e quase não saem de casa, não se movimentam muito. Então, eu acho importante, tanto para a saúde física quanto mental, esse tipo de atividade. Tinha um grupo de terceira idade próximo da minha casa, mas eles só se reuniam para jogar bingo, e daí não era meu interesse. Soube daqui através de uma amiga e estou amando”, relata.

Uma vez por mês, a Banda da Casa da Cultura toca na aula e os alunos dançam com música ao vivo. Além das aulas, ainda existe o Grupo de Coreografia da Melhor Idade, formado por alguns integrantes que têm interesse em aprender coreografias e se apresentar nos palcos. A estreia do grupo será na 2ª Mostra de Dança de Matinhos, que acontece no mês de setembro.

De acordo com a Prefeitura, o trabalho voltado à melhor idade começou há dois anos e meio, após o controle da pandemia da Covid-19. Desde então, mais de 200 idosos já frequentaram as aulas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *