Família de caminhoneiro parnanguara pede doação de sangue

por Jéssica Fernandes
11/03/2021 14:50 (Última atualização: 2 dias atrás)

O caminhoneiro Márcio José Nascimento Luiz, de 46 anos, vítima de um atropelamento, segue internado na UTI do Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, e precisa de doação de sangue.

Márcio mora na Vila Santa Helena e foi atropelado por uma carreta, no último sábado (6), no bairro Jardim Iguaçu. A família entrou em contato com o JB Litoral e informou que o estado de saúde dele é greve. “Meu pai está entubado e respirando por aparelhos. Precisamos de muita oração”, disse o filho, Marcel Gonçalves.

A doação de qualquer tipo sanguíneo ajudará o caminhoneiro e muitos pacientes que necessitam de transfusões.

Estoque baixo

A assistente social da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, Nádia Cristina Tadra, disse ao JB que o Hemepar necessita de doadores, principalmente nesse período pandêmico. “Nosso estoque está super baixo, pois muita gente está deixando de doar por estar com Covid-19 ou por medo”.

Ela ressalta a importância da doação. “A cada minuto um paciente precisa de sangue, pois ele é separado em 4 componentes e pode ajudar a salvar até 4 vidas. E sempre digo que hoje eu estou doando, mas amanhã eu posso estar precisando”.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Requisitos

Para ser um doador é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 59 anos, pesar mais de 52kg. Além disso, quem testou positivo para a Covid-19 deve aguardar 45 dias para realizar a doação.

“Aqueles que apresentarem sintomas gripais como: coriza, dor de cabeça, tosse, não devem doar. Jovens com 16 e 17 anos devem vir acompanhados dos pais. Sempre bem alimentado, hidratado e com um documento com foto”, esclarece Nádia.

Agendamentos

O agendamento da coleta deve ser feito através do telefone/WhatsApp (41) 3420-6663. Se possível, evitar ir até o local sem o agendamento prévio.

O Hemepar fica na Avenida Gabriel de Lara, 657, no bairro João Gualberto em Paranaguá.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments