Fotógrafo viraliza nas redes sociais ao mostrar a engorda da praia de Matinhos


Por Diogo Monteiro Publicado 08/07/2022 às 11h36 Atualizado 17/02/2024 às 12h10

A obra mais aguardada pelos moradores de Matinhos já demonstrou o quanto o engordamento da faixa de areia da praia irá beneficiar e atrair mais turistas para a cidade. Iniciado em 25 de junho, o trabalho de dragagem entrou no seu 19º dia e, apesar do pouco tempo, do alto já é possível observar a diferença das áreas com a faixa estendida se contrapondo com o espaço ainda natural.

A obra está sendo desenvolvida pelo Instituto Água e Terra (IAT), por meio do Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação aberta pelo governo estadual, com um investimento de R$ 314,9 milhões, se tornando um dos maiores investimentos já executados no Estado. A engorda da orla compreende o aumento da faixa de areia em até 100 metros. Na primeira etapa, a revitalização será executada em 6,3 km, da extensão que vai do Morro do Boi até o Balneário Flórida. As equipes estão concentrando seus trabalhos na praia Brava em Caiobá e, aos poucos, vão avançado para os demais balneários.

Foi a rapidez na execução que chamou a atenção do fotógrafo Marcelo Araújo, de 47 anos, morador de Curitiba. Ao visitar a sua mãe na cidade litorânea, ele aproveitou para registrar do alto, através de um drone, os detalhes do engordamento da orla. “Como todo fotógrafo, fui pela curiosidade, sempre estou com meus equipamentos e, já sabendo da obra, resolvi subir meu drone para captar algumas imagens. O que me chamou a atenção foi o processo do trabalho, que não é tão simples, e aproveitei para fotografar e capturar as imagens da movimentação das máquinas na areia e da draga no mar”, contou ao JB Litoral.


As publicações de Marcelo nas redes sociais chamaram a atenção por registrarem a velocidade com que a revitalização da praia está acontecendo. “O processo de engorda da praia de Matinhos continua a todo vapor! Hoje pela manhã sobrevoei parte da praia e já é notável a diferença da faixa de areia da praia”, publicou em seu Instagram.

Ele ainda contou sobre a aventura que teve ao tentar registrar a draga Galilleo Galilei.Até tentei seguir a draga com o drone, porém, a mesma está entre 8 a 10 quilômetros de distância, o drone foi até 5 quilômetros. Impossível chegar (rsrs), então trouxe o equipamento com a bateria praticamente no bafo”, comentou.

Além do trabalho fotográfico realizado em Matinhos, ele também acompanhou parte das intervenções realizadas na praia de Balneário Camboriú. “No ano passado, estava a trabalho em Santa Catarina e aproveitei para registrar parte da obra por lá. Assim que soube que teríamos a engorda em Matinhos, aproveitei para fazer os registros”, finalizou.

Marcelo começou na fotografia em 2012 e hoje possui diversos trabalhos de publicidade e eventos particulares. Quem quiser conhecer mais detalhes do profissional, pode seguir a sua página no Instagram clicando aqui.