Governo do Paraná estabelece 15% de ocupação para atividades religiosas


Por Redação Publicado 01/03/2021 às 16h46 Atualizado 15/02/2024 às 20h15

A partir da vigência do Decreto 6.983/2021, publicado pelo Governo do Paraná, na sexta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), baixou a nova Resolução 221/2021, que estabelece uma lotação de até 15% de ocupação para todas as atividades religiosas.

A Resolução 119/2021, que estava em vigor permitia 50% de ocupação máxima. O documento determina ainda um distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e assentos individualizados.

Essas diretrizes são para os eventos presenciais, uma vez que a Resolução, orienta que as atividades religiosas de qualquer natureza devem acontecer quase que exclusivamente de forma virtual, diante do quadro da pandemia no Estado.

O documento determina que idosos maiores de 60 anos e pessoas do grupo de risco, como hipertensos, diabéticos, gestantes e outros, permaneçam em casa, acompanhando as celebrações por meios de comunicação remota.

Nos casos de atividades presenciais, as entidades religiosas devem fazer o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, e, na hipótese de formação de filas, fazer demarcação para manter o distanciamento mínimo.

Antes, durante e depois de eventuais celebrações religiosas devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico.

Em caso de atendimento presencial, todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações. Cada pessoa também deve higienizar as mãos com álcool 70% antes de entrar e ao sair. A adoção desta prática deve ser viabilizada pelo espaço religioso e ser valorizada.

Fonte: AEN