Greve no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, já dura 49 dias


Por Diogo Monteiro Publicado 31/05/2022 às 12h08 Atualizado 17/02/2024 às 09h39

Os servidores públicos da saúde do Paraná chegaram ao 49º dia de paralisação no principal hospital do litoral paranaense, nesta terça-feira (31). Cerca de 500 funcionários estão reivindicando a reposição salarial, que não é paga desde 2016.

Na segunda-feira (30), mais de 100 profissionais da saúde realizaram uma nova manifestação em frente ao Hospital Regional do Litoral (HRL). De acordo com a categoria, até o momento, não houve avanço nas negociações e sequer foram chamados pelo governador do Estado, Ratinho Junior, ou pelo secretário estadual da Saúde, César Neves, para conversar.

Os profissionais se reuniram nesta segunda-feira (30), em frente ao Hospital Regional do Litoral em Paranaguá. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Segundo os enfermeiros, a situação se agravou quando os dias de paralisação foram descontados da folha de pagamento e gerou revolta entre os profissionais. “Estamos em uma manifestação pacífica e tentando conversar com o governador Ratinho Júnior, mas não somos respondidos. Para piorar, fomos informados que os dias parados serão descontados da nossa folha de pagamento e não podemos ficar sem nosso salário, temos compromissos e contas a pagar. Só estamos buscando o que é direito nosso, que é a nossa reposição salarial de mais de 40% e gratificação ao auxílio saúde que somados, chegam a 70% de defasagem salarial”, disse Eric Leichsering França, em entrevista ao JB Litoral.

De heróis para vilões

Durante a pandemia do coronavírus, os profissionais de saúde não puderam parar os atendimentos para reivindicar o cumprimento da Data Base. Os funcionários denunciam o não cumprimento de um reajuste de 5% prometido pelo governador após outro movimento de greve realizado em 2019. “Na pandemia, nós não paramos o atendimento e lutamos por muitas vidas aqui no hospital, sem poder sequer abraçar e ver nossa família por trabalhar na linha de frente da Covid-19. Naquele período, éramos os heróis do Estado, hoje eles nos tratam como lixos, não conversando com a categoria e nem ouvindo o nosso pedido e cumprindo com suas obrigações”, desabafou Edmar França.

Mesmo com o movimento de greve realizado na porta do HRL, os atendimentos continuam sendo feitos de forma estruturada. Cerca de 350 profissionais atuam diariamente para manter a qualidade e evitar que a estrutura entre em colapso. A cada momento, os profissionais atendem à demanda, suprindo a falta e a troca de funcionários durante os turnos de trabalho.

O que diz o SindSaúde-PR sobre os descontos?

Sobre os descontos no último pagamento dos servidores que participam do movimento grevista, feitos sobre os dias de paralisação, o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público da Saúde e da Previdência do estado do Paraná (SindSaúde-PR) se reuniu, nesta segunda-feira (30), com o coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Henrique Barbosa, firmando um acordo para que seja feita uma folha complementar para o pagamento dos dias que foram descontados dos salários de grevistas. “Vamos monitorar o andamento dos trâmites burocráticos para que tudo seja pago no menor tempo possível. A luta vale a pena. É mais uma vitória das servidoras e servidores que estão há quase 50 dias em greve”, disse a coordenadora do SindSaúde-PR, Olga Estefania.

Resposta da SESA

Em resposta aos questionamentos do formulados pelo JB Litoral, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), respondeu em nota que: “Assim como todas as estruturas do Governo do Estado do Paraná, sempre está à disposição para manter o diálogo com as representações sindicais de suas categorias de servidores, indicando os responsáveis técnicos com conhecimento para alinhar cada demanda pontualmente. As demandas estão sendo analisadas pelo Estado“.

Confira a transmissão ao vivo realizada durante a manifestação dos profissionais em frente ao Hospital Regional do Litoral.

▶️ JB AO VIVO Profissionais de saúde chegam ao 48º dia de manifestações no Hospital Regional do Litoral. Acompanhe!#JBAoVivo #Paranaguá

Publicado por JB Litoral em Segunda-feira, 30 de maio de 2022