“Invasão” de borboletas: entenda o fenômeno que vem chamando a atenção no Litoral


Por Flávia Barros Publicado 14/10/2023 às 15h13 Atualizado 19/02/2024 às 02h14

Um vídeo com uma nuvem de borboletas chamou a atenção nesta semana, em Morretes. A panapaná, nome dado ao coletivo de borboletas, sobretudo quando estão em migração, é um fenômeno natural, como explica o biólogo Caio Fernandes.

Esse fenômeno é comum, acontece muito em épocas de altos índices de chuva e aumento elevado da temperatura, que ajudam na proliferação das borboletas, que migram para se reproduzir, assim como outros insetos e animais o fazem”, explica Caio.

O biólogo também reforça que a reprodução segue até o mês de março.

De setembro a março é comum que aconteça, principalmente em regiões como Morretes, onde há muitas montanhas e Mata Atlântica preservada, o que propicia a reprodução das borboletas, pois é quente e úmido”, detalha.

Como agir

Como se trata de insetos importantes para o ecossistema e não animais invasores ou “pragas” como diz o internauta que registrou o vídeo, Caio Fernandes explica a importância de agir corretamente.

Não há com o que se preocupar, só contemplar e deixar a natureza seguir o seu curso, sem matar, ou prejudicar os animais. Se for em áreas de estrada, só reforçar o cuidado e esperar as borboletas se afastarem”, finaliza.

O vídeo postado no perfil Morretes Alerta, no Facebook, foi gravado no prolongamento da Rua XV (Rod. Dep. Miguel Buffara).