Mais de 250 pessoas são abordadas e duas acabam presas, durante operação da PM em Morretes e Antonina

por Redação
24/01/2021 19:12 (Última atualização: 24/01/2021)

Operação envolveu efetivos de reforço do Verão Consciente, Bope, por meio da Companhia de Choque, BPTran, Cotamotran, Rocam e equipes do 9º Batalhão

Uma grande operação da Polícia Militar, com viaturas e motocicletas de várias unidades no âmbito do Verão Consciente 2020/2021, reforçou o policiamento preventivo nas cidades de Antonina e Morretes. A ação teve início na noite de sábado, 23, e seguiu até a madrugada de domingo, 24. O resultado dos trabalhos foi de dois presos, dois Termos Circunstanciados lavrados por uso de drogas e cinco veículos recolhidos por irregularidades. Cerca de 270 pessoas foram abordadas pelos policiais militares. 

A avaliação do comandante da 4ª Companhia e coordenador da operação, tenente Rildo Fausto Kops Neto, é de que a operação alcançou o objetivo principal que era a prevenção e a demonstração de força da Polícia Militar para aumentar a segurança das pessoas. “Apesar da noite chuvosa, fizemos uma grande operação envolvendo várias unidades da Polícia Militar. A noite foi muito proveitosa no sentido de que muitas pessoas foram abordadas, alguns carros vistoriados e bares abordados; nosso maior resultado é a prevenção”, afirmou. 

Segundo o tenente, houve um planejamento que contou com diligências policiais para apontar as regiões que mais precisavam do incremento de policiamento, principalmente onde havia pontos de uso e venda de drogas. As equipes foram distribuídas nesses locais com o propósito maior de inibir crimes. “O objetivo é que a comunidade tenha confiança no trabalho da Polícia Militar e nos repasse situações que saiba, para que possamos coibir a criminalidade, lembrando que nossa missão primordial é a prevenção, mas se for necessário vamos atuar repressivamente”, destacou. 

Diferente das últimas temporadas, o grande destaque é que neste verão as cidades de Paranaguá, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina foram incluídas no reforço de policiamento do Verão Consciente, devido à presença de veranistas que visitam pontos históricos e gastronômicos, os quais também demandam do cuidado da Polícia Militar. “Há duas semanas tivemos uma operação em Paranaguá e hoje ela se repete nos municípios de Antonina e Morretes, para levar mais tranquilidade à população e aos veranistas”, disse o tenente Kops. 

A operação de apoio a 4ª Companhia do 9º Batalhão envolveu efetivos de reforço do Verão Consciente, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), por meio da Companhia de Choque, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com as equipes da Companhia Tático Móvel de Trânsito (Cotamotran), da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam) e de equipes do 9º Batalhão. 

Os trabalhos iniciaram às 19 horas e a saída das equipes foi do centro histórico de Antonina, que seguiram para áreas específicas da cidade e também de Morretes. Ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo, 271 pessoas e 15 ciclistas foram abordados e 40 veículos vistoriados pelos policiais militares. A fiscalização de trânsito resultou na lavratura de 111 notificações e cinco veículos recolhidos por irregularidades. 

Mesmo com a chuva, que predominou durante todo o tempo da operação, as equipes fizeram patrulhamento intenso e abordagens, e os primeiros resultados ocorreram logo no início, com droga apreendida e veículos irregulares recolhidos. Em Morretes, as equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 9º Batalhão e as da Companhia de Choque fizeram dezenas de abordagens a pessoas e veículos, tanto na região Central quanto nos bairros mais distantes. Em Antonina, os policiais militares flagraram duas situações de pessoas com drogas. 

A primeira delas foi na região central, na Rua Coronel João Viana, em Antonina, quando uma equipe do BPTran abordou um Fiat Uno, por volta de 19 horas. Dentro do carro foi encontrada uma porção de maconha, e a verificação dos policiais sobre as condições do condutor e do veículo revelaram que o homem não era habilitado e o carro estava com o licenciamento vencido desde 2015. O rapaz, de 19 anos, foi encaminhado ao cartório da PM para a lavratura de Termo Circunstanciado. Já o carro dele acabou recolhido ao pátio. 

Na segunda ocorrência com apreensão de drogas, uma equipe da Rocam abordou um rapaz que ficou nervoso com a presença da viatura na Rua Ascendino Costa Freire, no bairro Itapema de Baixo, também em Antonina. Durante a revista pessoal foi encontrada uma porção de maconha e o homem, de 26 anos, acabou conduzido para confecção do Termo Circunstanciado. 

A operação teve sequência durante o domingo, com policiamento nas áreas gastronômicas de Morretes, locais que concentram maior circulação de pessoas e, portanto, também precisam da Polícia Militar para que possam ter seu lazer com mais segurança.  

“Nosso trabalho segue diuturnamente, com operações policiais e abordagens, sempre com o objetivo de inibir crimes e demonstrando à população que a PM está nas ruas atenta para atender o cidadão da melhor forma possível”, acrescentou. 

LEGENDA: 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments