Mais de 300 pessoas se cadastraram em ação da prefeitura de Guaratuba para doar sangue


Por Gabriel Santos Publicado 05/07/2022 às 16h58 Atualizado 17/02/2024 às 12h00

No último sábado (2), os moradores de Guaratuba foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coroados doar sangue. A ação de coleta é resultado de uma parceria entre a secretaria municipal de Saúde e a unidade do Hemepar de Paranaguá.

Segundo o secretário da pasta, Gabriel Modesto, a iniciativa conseguiu superar as expectativas das equipes de saúde. “Pretendemos realizar essa ação mais vezes, pois tivemos uma adesão excelente. É uma ação trabalhosa, mas muito prazerosa, principalmente ao ver tantas pessoas querendo doar sangue, é um gesto simples, mas salva muitas vidas”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, mais de 300 pessoas mostraram interesse em contribuir com o estoque do banco de sangue do hemocentro. Desse montante, os agentes de saúde selecionaram 100 cidadãos, mas apenas 62 doadores estavam aptos a ter o sangue coletado, enquanto outras 9 pessoas foram barradas após uma triagem médica.

Para quem não foi chamado para participar da ação, o secretário Gabriel Modesto disse que haverá a possibilidade dos moradores serem levados até o Hemepar de Paranaguá. Os interessados ainda têm a chance de se cadastrar no formulário de inscrição disponibilizado pela prefeitura, que pode ser acessado clicando aqui.

A assistente social do Hemepar, Nádia Cristina Tadra, destacou o quanto uma doação de sangue ajudará a salvar outras vidas. “A doação de sangue é extremamente importante, pois o sangue é vital, não há substituto para ele. Uma bolsa de sangue é dividida em quatro componentes, que são direcionadas as pessoas com diferentes patologias”, enfatizou.

Para o guaratubano Carlos Moraes, que é doador há 40 anos, o ato é uma ação muito recompensadora. “Sugiro às pessoas a pesquisarem e a procurarem o local para doação de sangue. O Município disponibiliza ônibus para deslocamento até Paranaguá. Vale a pena, é uma sensação gratificante, não dói nada e o atendimento é acima da média”, ressaltou.

Com informações da prefeitura de Guaratuba

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…