Atleta de Paranaguá é campeão brasileiro de Kickboxing


Por Publicado 15/09/2021 às 18h37 Atualizado 16/02/2024 às 13h28

O atleta parnanguara Dagner Felipe, da academia Killer Bee, se sagrou campeão da categoria K1 no Campeonato Brasileiro de Kickboxing 2021. O jovem, que disputa a modalidade 63,5 kg, saiu invicto com quatro vitórias em quatro lutas e já foi campeão brasileiro na sua estreia no campeonato.

Com a campanha impecável, Dagner foi classificado para disputar o campeonato mundial de Kickboxing no dia 13 de novembro de 2021 em Cochabamba, na Bolívia. A expectativa é fazer uma boa performance e se classificar para os Jogos Olímpicos París 2024.

Lipe, como é conhecido pelos amigos, é natural de Antonina e mora em Paranaguá há dez anos. Ex-aluno do Colégio Dídio algusto de Camargo Viana, atualmente trabalha na construção civil. Devido a problemas de saúde de sua mãe, o lutador, divide residência entre Antonina e Paranaguá, indo sempre que possível a cidade natal a fim de atender sua genitora.

Outros atletas também se destacam

Os atletas Apostolis Andrade, o Popó, Matheus Souza e Evelyn Iancheski agora fazem parte da seleção brasileira da modalidade e podem representar o Brasil nas próximas Olimpíadas, que serão realizadas em Paris em 2024.

No último domingo (12) os lutadores representaram Paranaguá no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que aconteceu na cidade de Assis, em São Paulo, e conseguiram vagas para representar o país no Pan-Americano da modalidade, que acontecerá na Bolívia, no dia 13 de novembro.

Confira todos os resultados:
Apostolis (Popó) – 3º lugar;
Matheus Souza – 1º lugar;
Evelyn Iancheski – 1º lugar; e
Dagner Felipe – 1º lugar.

Modalidade olímpica

Há cerca de três meses atrás, o Kickboxing foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica, tendo agora filiação oficial da WAKO (Associação Mundial de Organizações de Kickboxing). Sendo assim, os atletas classificados para a etapa na Bolívia fazem parte da seleção brasileira da modalidade e poderão em breve representar o Brasil nos próximos jogos.

No nacional, o atleta Matheus Souza, conquistou medalha de ouro na competição, fator que garantiu seu bicampeonato e aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dado aos representantes. “Desde que consegui ser contemplado pelo bolsa atleta da Prefeitura, minha performance tem melhorado muito, pois assim consigo me dedicar 100% ao esporte”, destacou o jovem.

Evelyn Iancheski, que agora tem seu título de bicampeã brasileira na categoria 52kg, assim como o atleta Popó, que garantiu a terceira colocação no Brasileiro de Kickboxing, se mostraram extremamente felizes em representar Paranaguá e conquistar títulos tão expressivos. “Foi um marco para minha vida, disputar o Campeonato Brasileiro e ser convocado para pertencer a seleção brasileira de kickboxing e poder representar o Brasil e Paranaguá no mundial na Bolívia e quem sabe nas próximas olimpíadas”, disse Popó.

O secretário de Esportes, Helton Ambrosio e Brayan Roque, filho do prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) que estiveram junto aos atletas durante encontro, parabenizaram a todos pelos resultados e destacaram o orgulho em vê-los representando Paranaguá com tanto amor e respeito. “Paranaguá é uma verdadeira referência no esporte, independente da modalidade e isso tem se mostrado através destes resultados tão importantes e significativos, parabéns a todos”, destacou o secretário. Agora os atletas seguem em preparação para seu próximo compromisso, que acontece em novembro, na Bolívia.

Kickboxing K1

Categoria 63,5 kg

Lutou 4 vezes no K1, com 4 vitórias (invicto).

No dia 12 de setembro de 2021, Dagner Felipe estreou no campeonato brasileiro de Kickboxing pela federação brasileira (KIC – Kickboxing International Confederation) na cidade de Assis – SP, com duas vitórias seguidas no mesmo dia, para chegar ao título de campeão nacional em sua categoria. Junto a ele estavam os atletas parnanguaras, em suas categorias – Apostolis (Popó) -3° lugar, Matheus Souza 1° lugar, Evelyn Lancheski – 1° lugar.

Com isso, foi classificado para disputar o campeonato mundial de Kickboxing – KIC no dia 13 de novembro de 2021 em Cochabamba – Bolívia. De olho na próxima olimpíadas

Em Paranaguá pratica seus treinos na Academia Clube da Elite/Killer Bees, com o Professor/atleta Apostolis Andrade (Popó).