Depois de dois anos, Antonina volta a receber foliões para comemorar Carnaval fora de época


Por Gabriel Santos Publicado 19/07/2022 às 15h03 Atualizado 17/02/2024 às 13h04

Conhecida por suas famosas festas de Carnaval, Antonina voltará a receber, no próximo sábado (23), os desfiles das escolas de samba integrantes da Associação das Escolas de Samba, Blocos Carnavalescos e Folclóricos de Antonina (Aesba). O evento CarnaFEST será uma das atrações culturais da 32ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e promete reunir mais de 10 mil pessoas na avenida do Samba.

As apresentações são resultado da oficina de alegoria e adereços promovida pela organização do festival às agremiações Unidos do Portinho, Leões de Ouro, Batel e Filhos da Capela. Com os conceitos aprendidos no workshop, os carnavalescos se unirão para apresentar um desfile totalmente especial.

“Depois de dois anos sem comemorar o Carnaval nas ruas, a nossa intenção é ir para a avenida celebrar esse evento fora de época, mesmo com proporções menores, por isso, conseguimos juntar as quatro escolas para preparar esse desfile”, explica a presidente da Aesba, Elise Nilce Correia.

De acordo com a Aesba, o cortejo reunirá também os blocos carnavalescos “Última Hora” e “Suvaco da Cobra”. Para participar desses blocos, os foliões precisam comprar o abadá oficial do evento, que custa R$ 40. A roupa pode ser comprada no dia com Aesba ou no Theatro Municipal de Antonina, localizado na rua Dr. Carlos Gomes da Costa, nº 266.

Após o desfile do CarnaFEST, a cantora Jay Ferreira sobe no palco principal do Festival de Inverno para apresentar, às 23h, o “Pipoca da Jay”. A artista traz um reportório especial cantando as melhores canções do axé music, com foco em difundir a cultura baiana. O show irá encerrar a programação oficial da 32ª edição do Festival de Inverno da UFPR.

Oficinas gratuitas

De 18 a 22 de julho, o festival também oferta outras oficinas artísticas, como a “Iniciação ao toque de Maracatu Baque Virado”, “Yrapóa: Cantos e Danças Indígenas” e “Iniciando nas Danças Urbanas”. Os encontros acontecem na Escola Municipal Professor Gil Feres, das 14h às 17h.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…