Empreendedoras aproveitam retomada das vendas no período de festas e geram renda no Litoral
A celebração de Natal é um prato cheio para os empreendedores do Litoral aumentarem o faturamento ainda em 2021. A pesquisa da Federação de Comércio, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), feita no final de novembro, questionou os paranaenses sobre a intenção de compras na data e 80% dos entrevistados gastaram com presentes, o número foi o maior nos últimos 7 anos.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que R$ 50 bilhões aqueçam o setor varejista brasileiro no Natal. Os produtos mais presenteados, segundo a Fecomércio PR, foram roupas, brinquedos, alimentos e artesanatos. Nessas duas últimas categorias entram a parnanguara, Estela Tramujas, e as antoninenses Selma Fernandes e Juliana Freire Fernandes, as duas comandam a “JS Cakes”.
As empresárias aproveitaram o período natalino, de um lado, Estela confecciona bonecos de biscuit especiais, ao passo que, Juliana e sua mãe focam na culinária temática, entre as guloseimas, elas fazem uma casa feita de bolacha amanteigada, toda detalhada.
Juliana Fernandes se surpreendeu quando os pedidos chegaram. “No começo do mês achávamos que não íamos vender nada, mas na semana do Natal, as pessoas fizeram as encomendas para a véspera”, explica a microempresária.
Os locais escolhidos revelam as preferências dos consumidores, boa parte comprou produtos no comércio tradicional, considerado lojas nos centros das cidades ou espalhadas pelos bairros, juntos elas somam 68% da escolha.
Para Estela Tramujas, os pedidos de fim de ano trazem uma essência singular. “Final de ano é diferente, trabalho fazendo peças que serão usadas para presentear, que demonstrem o carinho entre elas, desse carinho consigo gerar renda e maior divulgação do meu trabalho”, ressalta a experiente artesã
Quem estiver interessado nos artesanatos de biscuit podem contatar no número (41) 98489-8557 ou no Instagram da artista, clicando aqui. Já os bolos e doces da “JS Cakes” devem ser pedidos no telefone (41) 3432-1691 e no Facebook, clicando aqui.
Fernanda Monteiro vence na Justiça ação que pedia impugnação da candidatura; já Renato Marin está inelegível, decide TRE-PR
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…