Guaraqueçaba é o município mais atingido pelas fortes chuvas do fim de semana
Após um fim de semana com chuvas intensas, iniciadas na última quinta-feira (27), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) informou que os níveis de precipitação no Litoral, até o domingo (30), ultrapassaram o esperado. De acordo com o órgão, em Guaraqueçaba, choveu 206 milímetros (mm); em Antonina, 165 mm; em Morretes, 137,5 mm e, em Paranaguá, 126 mm.
Apesar da péssima condição climática em toda região litorânea, apenas Guaraqueçaba registrou danos por conta de alagamentos e deslizamentos de terra. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para as regiões rurais de Rio Bananal, Morato, Ipanema, Potinga e Serra Negra. Na localidade do Costão, foi registrado um deslizamento.
A prefeitura disponibilizou, no domingo (30), a Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto como ponto de acolhimento às pessoas atingidas pelas chuvas. Questionada pelo JB Litoral a respeito de desabrigados, a Defesa Civil Municipal informou que a ação realizada na escola teve o intuito de contabilizar as famílias desalojadas, mas, até o momento, não houve procura.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação não recebeu nenhum pedido de ajuda causado pelas chuvas nas cidades litorâneas. Além disso, Antonina e Morretes, sempre impactadas devido à cheia dos rios, especialmente em épocas de chuva, também não registraram ocorrências, segundo a Defesa Civil. Em Paranaguá, a secretaria municipal de Segurança relatou apenas um atendimento de orientação a uma família na Ilha dos Valadares.