Mesmo após fortes chuvas, litoral não tem novos casos de dengue confirmados
No novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta terça-feira (9), não foram relatados novos casos de dengue no litoral paranaense. Os casos já apontados como positivo são de semanas anteriores e somam oito infecções, sendo quatro de Pontal, duas pessoas em Paranaguá e duas em Guaratuba.
Como o calendário é contado de agosto de um ano até o mesmo mês do ano seguinte, a SESA só identificou esses sete casos no litoral no ano 2021/2022, situação que ainda demonstra estabilidade da regional no combate ao mosquito.
Com as fortes chuvas, alagamentos e enchentes, havia a expectativa de que houvesse uma maior criadouro do inseto, mas, pelo boletim divulgado na semana pós feriado de Dia de Finados, os números não cresceram, apesar das condições.
Estado segue em alerta
Apesar do litoral ter poucos casos confirmados, o estado tem tido números altos, principalmente na região oeste. A preocupação da semana é com o crescimento de casos de chikungunya e zika vírus no norte pioneiro.
Com duas pessoa infectada, Paranaguá já teve 69 notificações que foram descartadas, Pontal 17 do Paraná,Antonina 9 e Guaratuba 7. Os 30 casos em investigação são divididos entre as cidades de Paranaguá (17), Pontal do Paraná (8), Guaratuba(4) e Antonina (4).
No último ano epidemiológico foram computados 4.209 infectados em todo o litoral. A maioria dos casos foram registrados em Paranaguá (2.907), Morretes (503), Antonina (358) e Guaratuba (289).