25 de mai de 2024

Paranaguá está entre 13 cidades paranaenses com potencial para receber vôos diretos


Por Redação JB Litoral Publicado 23/10/2015 Atualizado 14/02/2024
NULL

Matéria divulgada pelo jornal Gazeta do Povo, de circulação estadual, nesta sexta-feira (23), confirma que Paranaguá está entre as 13 cidades paranaenses com potencial para receber vôos diretos, com base em levantamento divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O estudo foi feito com 150 mil passageiros, em 2014, para identificar a demanda reprimida para novas rotas aéreas em todo o Brasil. São 252 cidades do país na mesma condição que Paranaguá, podendo ter lotação de pelo menos 50% em aeronaves com capacidade para até 112 passageiros.

De olho neste potencial, que pode ajudar bastante no desenvolvimento econômico e turístico de Paranaguá, o prefeito Edison Kersten esteve no mês passado em Brasília, para audiência na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O objetivo foi discutir a reativação do aeroporto de Paranaguá e restabelecimento de linhas aéreas regulares a partir da cidade, para aeronaves de médio porte.

A empresa aérea Azul já demonstrou interesse em implantar um vôo diário de Paranaguá até o aeroporto de Viracopos, em Campina, São Paulo. O aeroporto da cidade comporta pousos e decolagens de aeronaves até o modelo 737, da Boeing, com capacidade mínima de 85 pessoas.

Entretanto, conforme revelou o prefeito, a expectativa é que os vôos sejam com aeronaves menores. “Espera-se aviões como turbo hélice, com uma capacidade menor, para podermos iniciar. Será analisada a procura e daí a empresa poderia colocar um avião um pouco maior”, explicou o prefeito Edison, que já no mês passado anunciou algumas melhorias necessárias para o aeroporto de Paranaguá.

Será necessário revitalizar e reativar o aeroporto, para que seja possível fazer a operacionalização de novas linhas aéreas. Esse trabalho será feito pela Prefeitura de Paranaguá em breve, garantiu o prefeito Edison. “Nossa intenção é revitalizar o Aeroparque, com espaço necessário para lazer dos parnanguaras, mas sem esquecer ainda da pista de pouso e também do terminal de passageiros, imprescindíveis para o retorno dos vôos para nossa cidade”, explicou o prefeito, em setembro.

Durante a audiência com o prefeito Edison a ANAC se comprometeu a dar todo o suporte necessário para que a parte burocrática e documental relacionada ao aeroporto seja resolvida o quanto antes. “Eles se comprometeram a nos subsidiar com todas as informações necessárias para que esse projeto dê certo e ajude no desenvolvimento econômico de nossa cidade”, destacou o prefeito.

Vale lembrar que Paranaguá tem um fluxo alto de executivos de grandes empresas que vêm à cidade a negócios, diariamente, para tratar de assuntos relacionados ao porto. Atualmente eles têm que se deslocar até o aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Com a reativação do aeroporto também seria gerada a comodidade para os milhares de turistas que vem à cidade, inclusive para conhecer a Ilha do Mel, ou a outros municípios do litoral.