Portos do Paraná é a empresa que mais gera empregos em Paranaguá e Antonina
A atividade portuária é a principal responsável pelos empregos gerados em Paranaguá e Antonina com mais de 9 mil trabalhadores envolvidos diretamente com as operações dos Portos do Paraná.
Entre as atividades realizadas na empresa pública, as instalações também geram milhares de postos de trabalho indiretos, no transporte de cargas, nos serviços aos caminhoneiros, no comércio das cidades e no atendimento aos portuários.
Dados do Ministério da Economia (ME) mostram que quase metade dos empregados nas cidades de Paranaguá e Antonina estão ligados aos portos. “A atividade é essencial para a economia. Hoje, um em cada cinco postos de trabalhos abertos nos municípios tem relação direta com serviços portuários”, explica o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.
Exportações do complexo soja pelo Porto de Paranaguá crescem 25% no 1º trimestre
Portos do Paraná apresenta programas ambientais ao Ibama. “O porto movimenta restaurantes, padarias, hotéis, lojas. Todos os meses, em média, são R$ 33 milhões em salários que são gastos no setor de comércio e serviço, pelos trabalhadores portuários”, afirma.
O impacto positivo é sentido, também, nas cidades de origem e destino dos produtos que chegam via portos, nos serviços de beira de estrada que atendem os caminhoneiros e nas vagas abertas nas obras que acontecem para atender a demanda de transporte e armazenagem. Com efeito cascata, os portos são responsáveis pelo desenvolvimento do Estado e do País.
Trabalhadores portuários recebem serviços de saúde e orientações sobre bem-estar
Segundo o secretário nacional de Portos de Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, a atividade colabora com a geração e manutenção do emprego e renda dos brasileiros. “Os portos conectam trabalhadores no campo, na indústria, nas estradas e ferrovias, contribuindo para o crescimento da economia do Brasil, como um todo”, destacou ele em visita ao Porto de Paranaguá, na quinta-feira (28).
* Com informações da AEN