Trilha Caiçara Mário Roque: 200 aventureiros desbravaram as belezas insulanas de Paranaguá
Domingo é o dia em que a maioria das pessoas aguarda ansiosamente para dormir até mais tarde, relaxar e aproveitar um merecido descanso. No entanto, há um grupo de aventureiros que aguarda o dia para viver uma experiência completamente diferente, esse foi o caso dos 200 participantes da 2ª Trilha Caiçara Mário Roque.
Enquanto muitos buscam refúgio na cama quentinha, esses desbravadores se levantaram cedo, cheios de entusiasmo, para se conectar com a natureza. No último domingo (4), eles embarcaram às 7h da manhã em uma jornada encantadora pelas comunidades insulanas de Ponta de Ubá, São Miguel e Piaçaguera, na tão esperada 2ª edição da Trilha Mário Roque.
Com um trajeto de 12 quilômetros, cercado por paisagens naturais de tirar o fôlego, a caminhada ecológica se revelou como uma oportunidade para promover opções turísticas e de lazer além do tradicional destino turístico da região, a Ilha do Mel. Desde o início, os participantes se depararam com a exuberância das comunidades ribeirinhas, encantando-se com cada detalhe que a mãe natureza oferecia.
O prefeito Marcelo Roque (PSD) participou da trilha e expressou sua felicidade com a iniciativa, ressaltando a importância do turismo ecológico para Paranaguá. “Esta é uma oportunidade para mostrarmos que temos mais opções de turismo e lazer além da Ilha do Mel. A trilha proporciona uma experiência única, permitindo que todos os participantes apreciem as belezas naturais que nos cercam”, disse.
Atrativo turístico
Os participantes saíram de barco, às 7h, do trapiche da Rua da Praia, em Paranaguá. A primeira parada foi na comunidade de Ponta de Ubá. Em seguida, seguiram para a comunidade de São Miguel e, por fim, passaram por Piaçaguera. Às 15h eles retornaram para a cidade.
A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, destacou que o evento tem como objetivo chamar a atenção para esse atrativo turístico. “Queremos que, durante o ano, este trajeto seja incluído pelos agentes turísticos como um destino para o turismo de experiência, que está em alta no mercado. É um percurso leve, bonito e com muitas belezas naturais”, comentou.
Além disso, a trilha ainda fomentou o turismo ecológico nas comunidades. O secretário de Agricultura e Pesca, Ricardo Antônio dos Santos, ressaltou que a ação pode trazer melhorias para os moradores e comerciantes locais.
Compreendendo a importância do cuidado com a natureza
Alan Cardoso foi um dos exploradores. Pela primeira vez, ele participou da trilha e conta que já está ansioso pela 3ª edição. “Fechamos o total de 12 km de trilha num tempo de 2h e 25 minutos de caminhada. Mas como o caminho estava muito bem sinalizado e limpo, foi tranquilo de percorrer. Além disso, equipes de apoio da Guarda Civil Municipal estavam a todo o momento a postos”, conta.
Segundo ele, a experiência foi incrível e o melhor foi poder apreciar a natureza in loco. “Pudemos visualizar a admirar várias espécies de aves nativas da região e compreender melhor a importância do cuidado com a natureza. A Trilha Caiçara é um programa muito legal e acredito que deveria acontecer, pelo menos, duas vezes por ano. Já estou ansioso para a próxima”, finaliza.
Ao final do percurso, após desfrutarem de uma caminhada memorável, os participantes tiveram a chance de repor as energias com um delicioso almoço, saboreando a culinária local e contemplando mais uma vez as belezas das ilhas parnanguaras.
*Com informações da Prefeitura de Paranaguá