Trilha Caiçara Mário Roque: 200 aventureiros desbravaram as belezas insulanas de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/06/2023 às 16h57 Atualizado 18/02/2024 às 13h18

Domingo é o dia em que a maioria das pessoas aguarda ansiosamente para dormir até mais tarde, relaxar e aproveitar um merecido descanso. No entanto, há um grupo de aventureiros que aguarda o dia para viver uma experiência completamente diferente, esse foi o caso dos 200 participantes da 2ª Trilha Caiçara Mário Roque.

Enquanto muitos buscam refúgio na cama quentinha, esses desbravadores se levantaram cedo, cheios de entusiasmo, para se conectar com a natureza. No último domingo (4), eles embarcaram às 7h da manhã em uma jornada encantadora pelas comunidades insulanas de Ponta de Ubá, São Miguel e Piaçaguera, na tão esperada 2ª edição da Trilha Mário Roque.

Com um trajeto de 12 quilômetros, cercado por paisagens naturais de tirar o fôlego, a caminhada ecológica se revelou como uma oportunidade para promover opções turísticas e de lazer além do tradicional destino turístico da região, a Ilha do Mel. Desde o início, os participantes se depararam com a exuberância das comunidades ribeirinhas, encantando-se com cada detalhe que a mãe natureza oferecia.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) participou da trilha e expressou sua felicidade com a iniciativa, ressaltando a importância do turismo ecológico para Paranaguá. “Esta é uma oportunidade para mostrarmos que temos mais opções de turismo e lazer além da Ilha do Mel. A trilha proporciona uma experiência única, permitindo que todos os participantes apreciem as belezas naturais que nos cercam”, disse.

Prefeito Marcelo Roque também participou da trilha e falou sobre a importância do evento para o turismo de Paranaguá. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Atrativo turístico

Os participantes saíram de barco, às 7h, do trapiche da Rua da Praia, em Paranaguá. A primeira parada foi na comunidade de Ponta de Ubá. Em seguida, seguiram para a comunidade de São Miguel e, por fim, passaram por Piaçaguera. Às 15h eles retornaram para a cidade.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, destacou que o evento tem como objetivo chamar a atenção para esse atrativo turístico. “Queremos que, durante o ano, este trajeto seja incluído pelos agentes turísticos como um destino para o turismo de experiência, que está em alta no mercado. É um percurso leve, bonito e com muitas belezas naturais”, comentou.

Além disso, a trilha ainda fomentou o turismo ecológico nas comunidades. O secretário de Agricultura e Pesca, Ricardo Antônio dos Santos, ressaltou que a ação pode trazer melhorias para os moradores e comerciantes locais.

Compreendendo a importância do cuidado com a natureza

Alan Cardoso foi um dos exploradores. Pela primeira vez, ele participou da trilha e conta que já está ansioso pela 3ª edição. “Fechamos o total de 12 km de trilha num tempo de 2h e 25 minutos de caminhada. Mas como o caminho estava muito bem sinalizado e limpo, foi tranquilo de percorrer. Além disso, equipes de apoio da Guarda Civil Municipal estavam a todo o momento a postos”, conta.

Alan participou pela primeira vez da Trilha Caiçara e já está ansioso para a próxima aventura. Foto: Arquivo pessoal

Segundo ele, a experiência foi incrível e o melhor foi poder apreciar a natureza in loco. “Pudemos visualizar a admirar várias espécies de aves nativas da região e compreender melhor a importância do cuidado com a natureza. A Trilha Caiçara é um programa muito legal e acredito que deveria acontecer, pelo menos, duas vezes por ano. Já estou ansioso para a próxima”, finaliza.

Ao final do percurso, após desfrutarem de uma caminhada memorável, os participantes tiveram a chance de repor as energias com um delicioso almoço, saboreando a culinária local e contemplando mais uma vez as belezas das ilhas parnanguaras.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá