Vacinação contra a gripe é recomendada para evitar casos graves da H3N2 em Paranaguá
Apesar de haver vacinas disponíveis, o número de pessoas que não se imunizaram contra a gripe durante a campanha de vacinação ainda é alto, informa a prefeitura de Paranaguá.
Com cidades e estados brasileiros apresentando surtos de influenza, e na maior cidade do litoral ocorrendo um crescimento de casos, a secretaria municipal de Saúde manterá a vacinação nas unidades básicas e na Estação Ferroviária para aqueles que ainda não se imunizaram.
“Temos percebido um aumento no número de casos de gripe (H3N2) em Paranaguá como também têm ocorrido em outros municípios do país. Desta forma, manteremos a vacinação nas unidades básicas de saúde e na Estação Ferroviária, além de ações que a Secretaria realizará. Se imunizar contra a gripe é tão importante quanto se vacinar contra a Covid-19”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes, ao ressaltar a necessidade de ampliação das coberturas vacinas e minimização de oportunidades perdidas.
O Ministério da Saúde optou neste momento que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou em qualquer intervalo com a vacina da gripe ou as demais vacinas. Portanto a gestão municipal reforça que há imunizantes disponível em toda rede de saúde
O JB Litoral está preparando um conteúdo completo sobre a prevenção contra a nova gripe, mas os cuidados são parecidos com as formas de evitar Covid-19: higienização em especial das mãos, distanciamento social e uso de máscara.