Mais mobilidade: estado publica edital de duplicação da PR-412, de Guaratuba a SC  


Por Flávia Barros Publicado 25/07/2024 às 00h27

Uma das obras mais aguardadas para a melhoria de acesso entre o Litoral e Santa Catarina está mais perto de sair do papel. Trata-se da duplicação da PR-412, no trecho entre Guaratuba e a divisa com o estado vizinho. Nesta quarta-feira (24), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o edital da duplicação dos 12,8 quilômetros da rodovia, cuja abertura das propostas está marcada para o dia 17 de outubro.

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Rotatória da PR-412, na entrada de Guaratuba, será substituída por viaduto. Foto: Alessandro Vieira/CC

Modalidade e prazos

A licitação acontece na modalidade de concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, em que uma mesma vencedora será responsável pela elaboração do projeto executivo de engenharia e pela realização da obra em si.

Embora o orçamento estimado seja sigiloso, conforme previsto nesta modalidade de edital, a estimativa do governo do estado é de que supere os R$ 200 milhões.

A abertura das propostas será feita no portal de compras do governo federal, o compras.gov. Segundo o Executivo estadual, o prazo do contrato é de dois anos e meio (30 meses), sendo os primeiros 12 meses destinados à elaboração de estudos, projetos e obtenção de licença ambiental. Uma vez concluídas estas etapas, nos outros 18 serão executadas as obras de duplicação.

É mais uma grande obra para o Litoral, ao lado da engorda da praia e revitalização da Orla de Matinhos, do projeto de revitalização da orla de Pontal do Paraná, da Ponte de Guaratuba, que está avançando muito bem, e do projeto de duplicação entre Matinhos e Praia de Leste. Estamos preparando a infraestrutura dessa região para o movimento do turismo dos próximos anos”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Detalhes do anteprojeto

O trecho contemplado vai desde a divisa com Santa Catarina até a rotatória no início do perímetro urbano de Guaratuba, a qual será substituída por um viaduto.

O edital prevê execução de uma nova pista paralela à existente e a restauração da pista atual (e alterações para seguir os mesmos parâmetros da nova), em uma extensão de 12,81 km. As faixas de rolamento terão 3,6 m de largura, com acostamentos externos de 2,5 m, com cada sentido separado por canteiro central de 2,2 metros.

Um dos maiores desafios nesta obra será a terraplenagem da plataforma da nova pista, uma vez que a faixa de domínio da PR-412 neste trecho tem solos moles e o nível da água está muito próximo ao terreno natural. Mas o anteprojeto elaborado pelo DER prevê várias soluções, que serão estudadas e possivelmente expandidas pela empresa executora do projeto executivo”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

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Trecho a ser duplicado em dois anos e meio terá propostas divulgadas daqui a menos de três meses. Foto: DER/PR

Está prevista, ainda, uma nova interseção em nível no acesso para o município catarinense de Itapoá, entroncamento com a PR-808, e o deslocamento do módulo da Polícia Rodoviária Estadual no local. A partir desta interseção até o perímetro urbano de Guaratuba será implantada uma ciclovia com 3 metros de largura.

Também serão executados três retornos ao longo da rodovia, no km 3,4; km 5,72 e km 10,8, e substituída a atual ponte sobre o Rio da Praia por uma galeria tripla em concreto com dimensões de 2 x 2 metros. Além da pista nova e as demais intervenções, a obra prevê novos dispositivos de drenagem de águas, realocação de postes e da rede de saneamento, nova sinalização vertical e horizontal, e dispositivos redutores de velocidade.

*Com informações da AEN

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