Polícia Militar realiza “Operação Réveillon” e garante segurança durante a virada


Por Redação JB Litoral Publicado 01/01/2015 às 16h00 Atualizado 14/02/2024 às 05h01

“Uma das coisas mais importantes nesta virada é que mesmo com um número muito grande de pessoas no litoral, tivemos apenas 11 casos de furto; já a perturbação do sossego, por sua vez, aumentou em 359%, subindo de 17 boletins registrados no ano passado contra 78 neste, sendo, então, 31 conjuntos de sons apreendidos e 25 Termos Circunstanciados lavrados [25 pessoas encaminhadas]”, destaca o major. Estes dados compreendem o período que vai das 5h do dia 31/12 às 5h do dia 1º de janeiro, de ambas as temporadas, em comparativo.

Segundo estimativa da própria Polícia Militar, cerca de 1,3 milhões de pessoas passaram a virada de ano no litoral, entre população residente e flutuante, mantendo o mesmo índice da virada anterior. Os dados são do relatório da Operação Verão Paraná da Polícia Militar do Paraná, divulgado na manhã desta quinta-feira (01).

A PM também registrou no período de 24 horas de operação, a apreensão de uma arma de fogo, além de um simulacro (arma de brinquedo) de submetralhadora, ambas em Matinhos, e do recolhimento de 13 veículos ao pátio, por diversas irregularidades de trânsito. Também foram distribuídas, neste período, 1.314 pulseirinhas para crianças. “Muitos pais aproveitam e colocaram pulseirinha nas crianças para ver os fogos com tranquilidade à noite”, frisa o major.

CRIMES AMBIENTAIS – O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) registrou, durante o primeiro dia do ano, uma ocorrência por crime contra a fauna, duas contra a flora e quatro por pesca ilegal.

BOMBEIROS – As equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros registraram nas 24h da operação um total de 1.247 advertências, 12 salvamentos e nenhum afogamento.

RODOVIÁRIA – Os policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizaram, nas 24h da operação, 117 vistorias veiculares, sendo emitidas 27 atuações gerais. Foram emitidas 14 multas por excesso de velocidade, três por infração de embriaguez (Art. 165) e 2 por crime de embriaguez (Art. 306) – encaminhamento à delegacia. No total foram três acidentes sem feridos nem mortos.

GRAER – O Grupamento Aéreo Policial e Resgate (Graer), que também está atuando intensamente no litoral, realizou patrulhamento aéreo em todas as praias nestas 24h.