Alceuzinho Maron: “Paranaguá precisa de um líder”


Por Redação JB Litoral Publicado 10/09/2016 às 14h15 Atualizado 14/02/2024 às 16h05

Foto: Divulgação

Nesta semana o JB encerraria com o candidato a prefeito do DEM, o Advogado, Ex-vereador e Ex-deputado Estadual Alceu Maron Filho, o Alceuzinho Maron, pela coligação “Novo Jeito de Governar”, a série de entrevistas trazendo propostas e planos de governo dos candidatos à prefeitura de Paranaguá.  Uma vez apenas os candidatos do PRB e DEM participaram do sorteio da série feita na redação do JB, apesar da confirmação de presença de todos os candidatos e/ou seus representantes. Entretanto, após a veiculação da primeira entrevista, o candidato pelo PSOL, Professor Hermes Goldestein Junior, reivindicou sua inclusão na série, alegando a isonomia prevista pela legislação na eleitoral. Diante do pedido, o jornal trará na próxima edição a participação do candidato e atenderá, da mesma forma, os candidatos que formalizem o pedido junto ao JB.

Leia nesta entrevista o que motivou a candidatura de Alceuzinho Maron e quais seus planos para a cidade.  

 

JB – O que motivou a disputa pelo comando da cidade até 2020?

Alceuzinho – Paranaguá precisa de um líder. Quero liderar um processo de restauração de nossa cidade, mostrando os caminhos que devemos trilhar para reconquistar a boa qualidade de vida do nosso povo, que possa fazer Paranaguá voltar a ser boa de se morar, de se viver.  Considero que estou em condições de assumir este papel, em vista de minha experiência como vereador e deputado estadual que sempre se aprofundou na busca de soluções para nossos problemas.

 

JB – Como vê a atual situação na qual a cidade se encontra?

Alceuzinho – Nosso povo está com autoestima muito baixa porque não vê os governantes resolverem problemas como a entrada da cidade, o trem parando a Avenida Roque Vernalha, a Ilha dos Valadares com acesso limitado, o atendimento à saúde é ingrato aos cidadãos, os prédios históricos ruindo e a identidade da cidade se apagando. É assim que vejo.

 

JB – Quais serão suas prioridades na sua gestão?

Alceuzinho – Melhorar o atendimento nos postos de saúde, colocar a Guarda Municipal nas ruas e praças de dia e de noite, meios digitais na educação, construir soluções viárias urgentes e criação de empregos para nossa população.
 

JB – Como será o relacionamento com a Câmara Municipal?

Alceuzinho – Relação de muito respeito, pois cabe ao vereador representar os cidadãos. Por isso, entendo ser obrigatório que a pessoa tenha passado pela Câmara para chegar à Prefeitura. Porque na Câmara se vivem conflitos, pressões, discussões e necessidades da população e que devem ser atendidas pela administração municipal.

 

JB – Como será o relacionamento com a APPA e Governo do Estado?

Alceuzinho – Como prefeito vou propor parceria entre Município e Porto para que possamos construir os viadutos, as trincheiras, a concretagem da Avenida Bento Rocha, entre outras obras que dizem respeito à cidade e ao porto. E, recentemente, a ANTAQ autorizou a APPA a investir seus recursos nas vias de acesso portuário. Chega de brigas desnecessárias, de descaso e abandono de governadores para com os parnanguaras. Vou exigir que o Paraná respeite sua cidade-mãe !

 

JB – Em sua opinião, quais os principais problemas que a cidade precisam de solução nos próximos quatros anos?

Alceuzinho – Aumentar os serviços nos postos de saúde dos bairros, pois hoje o parnanguara tem que fazer ping-pong pela cidade para ser atendido. A nova entrada da cidade, o rebaixamento do trilho ferroviário na Avenida Roque Vernalha, integração entre Guarda Municipal e Polícia Militar para melhorar a segurança pública e regularização dos terrenos na Ilha dos Valadares são situações que eu vou resolver como prefeito nos próximos anos.

 

JB – Qual critério utilizará para composição do seu secretariado?

Alceuzinho – O critério será a meritocracia. Pessoas com qualificação técnica para a função e, preferencialmente, servidores públicos do quadro da prefeitura. Eu e o Adalberto Araújo fizemos uma coligação com apenas dois partidos, exatamente para chegar à prefeitura com as mãos livres para nomear quem for melhor para o cargo.  E não aquela renca de partidos que só querem lotear os cargos comissionados.  Vou governar para o povo, e não para partidos e politiqueiros.

 

JB – Está em seus planos a realização de auditoria de gestões anteriores? Se sim ou não, por quê?

Alceuzinho – Não está previsto porque serei eleito para governar olhando para frente, e não para perseguir prefeitos anteriores. O povo nos elege para resolver o presente e construir o futuro, não para fazer vinganças políticas. Para investigar já existe a polícia e o Ministério Público, e se for solicitado, fornecerei todos os documentos para eles cumprirem seus papéis de investigação.

 

JB – Quais suas principais propostas para a cidade e população?

Alceuzinho – Postos de saúde dos bairros mais eficientes, nova entrada da cidade, rebaixamento do trilho ferroviário na Avenida Roque Vernalha, regularizar os imóveis da Ilha dos Valadares, governar junto com os servidores públicos municipais, recuperar prédios históricos e inovar na educação de nossas crianças levando meios digitais de aprendizado às escolas municipais.

 

JB – O que o parnanguara pode esperar de você como gestor ou gestora a partir de 2017?

Alceuzinho – Pode esperar um prefeito que sempre irá dialogar com a população, mas que será determinado em superar os obstáculos que impedem as soluções que a nossa gente há muito tempo aguarda. Vou honrar nosso povo com trabalho e competência diária para melhorar a vida das pessoas que mais precisam do serviço público. Vou cuidar da cidade, principalmente dos bairros mais esquecidos. Serei o prefeito que vai devolver a satisfação de se viver em Paranaguá e receber nossos visitantes com o orgulho que o parnanguara tem no seu coração!