Convenções políticas deverão ter 18 pré-candidatos a prefeito em 15 partidos


Por Redação JB Litoral Publicado 20/07/2016 às 20h26 Atualizado 14/02/2024 às 14h48

A partir do dia 20 deste mês terão início as convenções municipais partidárias que definirão o quadro eleitoral para eleições municipais, nas quais serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil. A data da votação está marcada para o dia 02 de outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e dia 30, o segundo turno. O calendário eleitoral determinou o início da propaganda eleitoral para o dia 16 de agosto e, do horário gratuito da rádio e TV, 10 dias após.

Faltando 35 dias para as campanhas irem às ruas, 16 nomes já assumiram a condição de pré-candidatos em 15 partidos e dois estão sendo cogitados. Possuem nomes para apresentar na convenção os partidos, PSC, DEM, PRB, PPS, PDT, PMDB, PC do B, PSOL, PSDB, PV, PHS, PSB, PP, PT (3) e PTC (2). Entretanto, sete deles já anunciaram esta condição de forma pública desde o ano passado.

O primeiro a assumir sua pré-candidatura foi o Jornalista André Pioli, que entra na corrida eleitoral defendendo as cores do Partido Social Cristão (PSC). O segundo foi o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Paraná (Sintraport), Gerson Antunes do Rosário, o popular Gerson Bagé, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). O terceiro foi o atual Prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) que, após anunciar sua condição em setembro, no dia 27 de maio deste ano, reconsiderou e anunciou sua desistência na busca da reeleição. O quarto foi o Vereador Marcus Antonio Elias Roque (PMDB) e o quinto foi o Ex-vice-prefeito de José Baka Filho (PDT), o Advogado Fabiano Vicente Elias (PTN). Porém, após o anúncio ele deixou o PTN e não mais tocou no assunto de sua pré-candidatura.  O sexto foi o Vereador Adalberto Araujo, que já anunciava sua condição de pré-candidato quando ainda estava no PSB, depois de passar pelo REDE e de tentar a disputa pelo PSD, aonde não teve sua filiação aprovada, assumiu o PHS ainda anunciando sua intenção de disputar a eleição majoritária. O sétimo foi o Vereador Antonio Ricardo dos Santos (PP) que anunciou, inclusive, que não disputará a reeleição como vereador e sim a corrida eleitoral ao Palácio São José. O oitavo foi o Ex-vereador Pastor Cleodinor da Costa pelo PTC. 

12 pré-candidatos a partir deste ano

Em 2016 outros nomes foram anunciados, como o do Vereador e Presidente do PSB, Arnaldo Maranhão; os Advogados, Alceu Maron Filho pelo DEM, Giordano Saddai Reinert Vilarinho pelo PPS e do Presidente do PC do B, Adalberto Cordeiro Rocha, o Dr. Rochinha; o do Professor Hermes Goldenstein Junior pelo PSOL; os militantes do PT, o Presidente Jozelito Serafini da Rocha, do Empresário Wesley Moreira e Liziane Martins Ferreira; o Ex-‎chefe de Divisão Comercial na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) Leandro Klaus pelo PSDB.
O último nome anunciado como pré-candidato a prefeito é o do Vereador Adriano Ramos pelo PHS, após a decisão do Vereador Adalberto Araujo de disputar a reeleição na Câmara Municipal.

Entretanto, rumores dão conta, ainda, do possível lançamento de outros dois pré-candidatos, os Advogados, Mário Marcondes Lobo Filho pelo PDT e Levi Jorge pelo PTC.

Considerando que todos estes nomes disputem as convenções municipais a partir do próximo dia 20, um total de 18 pré-candidatos busque nome da urna pelos seus partidos, para avaliação dos eleitores parnanguaras.