Zé Paulo do PSB defende que “a saúde é a área mais sensível a ser enfrentada”


Por Redação JB Litoral Publicado 02/09/2016 às 13h00 Atualizado 14/02/2024 às 15h59

Foto: Divulgação

Dando prosseguimento na série de entrevistas que trazem as propostas e planos de governo para Antonina, o JB entrevistou o candidato a prefeito do PSB, o Dentista, José Paulo Vieira Azim pela coligação “A Força do Povo” que fala de suas propostas e planos de governo para a cidade. Veja o que diz o candidato.

 

JB –  O que motivou a disputa pelo comando da cidade até 2020?

Zé Paulo – Entre 2009 e março de 2012 fui secretário de saúde de Antonina e pude perceber as inúmeras possibilidades que um administrador bem intencionado e competente tem para melhorar o atendimento à população. Citando como exemplo: na minha gestão, percebemos que os repasses de um recurso chamado FAE estavam sem receber reajuste a mais de 10 anos, e através de um estudo técnico, conseguimos junto ao Governo estadual o aumento dos repasses da fração ambulatorial especializada em R$ 40 mil por mês. Esta atitude teve como consequência o aporte de recursos na ordem de aproximadamente três milhões de reais nos cofres da Secretaria de Saúde desde então. Medidas como esta podem ser tomadas em outras áreas da prefeitura, mas é preciso ter conhecimento e experiência para perceber as oportunidades. E isto nós temos, mas precisamos do mandato de prefeito para colocar em prática.

 

JB –  Como vê a atual situação que a cidade se encontra?

Zé Paulo Como a maioria dos municípios brasileiros Antonina atravessa sérias dificuldades financeiras. Isto torna a administração municipal ainda mais difícil. Por isso é necessária uma gestão firme e transparente, onde o povo participe das decisões. Infelizmente não foi o que ocorreu em Antonina e a crise mostrou uma face ainda mais cruel em nosso município causando, nas diversas áreas (saúde, educação, limpeza pública, etc.), uma situação de abandono que entristece a todos nós, capelistas.

Nós temos o pulso firme, competência e experiência para mudar isto.

 

JB – Quais serão suas prioridades na sua gestão?

Zé Paulo – De longe a saúde é a área mais sensível a ser enfrentada, mas por outro lado é aquela na qual tanto eu como minha vice, a Drª Valéria dedicamos nossas carreiras. Desta forma, estamos preparados para buscar os recursos materiais e humanos para dar um atendimento de alta qualidade em nosso hospital municipal e demais unidades de saúde, inclusive da zona rural.

Na área da educação e do esporte procederemos a recuperação das escolas, quadras esportivas, inclusive com a revitalização da área e conclusão do Ginásio de esportes em frente ao Clube 29 de Maio. As atividades extracurriculares, como a pratica de Judô, handebol, ballet, musicalização na escola serão ampliadas e incentivadas. Todos nós queremos nossa casa limpa e bem cuidada, por isto a limpeza urbana, coleta de lixo e manutenção dos espaços públicos serão prioridade. A segurança pública também será olhada com carinho. Já estamos realizando contatos e parcerias para trazer investimentos empresariais, que vão gerar emprego e renda para o nosso povo. Nossa meta é que o Antoninense, de forma geral, tenha dinheiro no bolso para realizar seus sonhos!

 

JB – Como será o relacionamento com a Câmara Municipal?

Zé Paulo A Câmara terá sua autonomia e independência respeitadas. Teremos um relacionamento estreito com os vereadores, pois além de fiscalizar o executivo e elaborar as leis, eles também são porta vozes da população, trazendo ao prefeito as reivindicações da comunidade.

Ademais, neste quesito já começamos com o pé direito, pois temos quase 90 candidatos a vereadores em nossa coligação. Isto comprova a confiança e a capacidade de aglutinação do nosso grupo.

 

JB – Como será o relacionamento com o porto público e o Terminal Ponta do Félix?

Zé Paulo – Faremos nossa parte para concretizar a instalação da indústria que ganhou a licitação para utilizar a área do porto estatal (APPA), o que por certo vai gerar emprego para os antoninenses. Além disso, é fundamental que a dragagem seja estendida até o cais do Porto Barão de Teffé, para que também o porto do estado receba embarcações. Quanto ao terminal Ponta do Felix, a prioridade é regularizar entendimentos que resolvam de uma vez por todas a polêmica do ISS do porto, com aplicação de uma alíquota que contemple o interesse público e também viabilize a continuidade e expansão das atividades da empresa, o que é fundamental para a economia antoninense.

Também faremos um chamamento pela participação e parceria desta empresa em projetos esportivos, sociais e culturais no município.

 

JB – Em sua opinião, quais os principais problemas que a cidade precisa  solucionar nos próximos quatros anos? 

Zé Paulo – Saúde, educação, segurança pública (inclusive com o combate incansável do tráfico e consumo de drogas no nosso município), emprego e geração de renda, são áreas que serão enfrentadas e priorizadas. A Construção do aterro sanitário de Antonina e a implantação de um gerenciamento racional do lixo produzido na cidade são temas de um projeto ambicioso e que será por nós executado, pondo fim ao passeio do lixo até Alexandra, que é a causa principal da ineficiência da nossa coleta, e tem como agravante a geração de um gasto anual exorbitante, próximo de um milhão de reais. É dinheiro que literalmente está sendo jogado no lixo e que após a solução deste problema iremos aplicar principalmente na área da saúde.

 

JB – Qual critério utilizará para composição do seu secretariado?

Zé Paulo – Fundamentalmente os critérios da capacidade e honestidade. Sem estes atributos é impossível pensar em uma administração eficiente, justa e transparente. Os critérios parentesco e amizade estão terminantemente afastados.

A situação financeira do município exige o mínimo de gastos com o máximo de eficiência. Por isso contamos com os servidores públicos municipais para preencher vagas que costumeiramente são destinadas a servidores comissionados.

De nada adianta o prefeito ser bem intencionado se não estiver rodeado de pessoas competentes e comprometidas com o bem comum.

 

JB –  Está nos seus planos a realização de auditoria de gestões anteriores? Se sim ou não, por quê?

Zé PauloSim, porque isto será necessário a fim de que possamos ter uma noção exata da situação administrativa da prefeitura, o que é fundamental para a organização da nossa gestão.

 

JB –  Quais suas principais propostas para a cidade e população?

Zé Paulo – Participação popular é fundamental. Por isso realizaremos audiências públicas em todos os bairros a fim de ajustar as ações da prefeitura aos anseios de cada comunidade.

Uma olhar especial aos servidores municipais, que são os grandes responsáveis pelo atendimento da população, sua motivação por meio de valorização, treinamento e implantação de um plano de cargos e salários condizentes com suas necessidades. Isto é indispensável para que nossa administração seja bem sucedida.

Aplicação integral dos recursos da educação, o que propiciará a recuperação das escolas e demais aparelhos. Também vamos abrir diálogo com os professores e demais servidores da área, para que as conquistas da categoria sejam efetivamente colocadas em prática.

Construção do aterro sanitário e gerenciamento racional do lixo produzido em nosso município.

Manutenção das estradas, ruas e vias públicas, inclusive na zona rural.

Incentivo para todas as ações que redundem em geração de emprego e renda, no município, com fomento ao turismo e atividade industrial (portuária), inclusive com um olhar especial para a nossa área rural, hoje tão esquecida e que na nossa gestão certamente vai se tornar um importante polo de desenvolvimento econômico da nossa cidade.

Transformação do nosso hospital municipal num centro de referência, por meio do investimento maciço na saúde e de convênios com outras casas de saúde e faculdades de medicina. A população vai ganhar com isso, de nada adianta termos um belo hospital se este não tiver equipamentos e pessoal treinados a fim de acolher o público com competência e carinho.

Atacar, sem descanso, o problema do abastecimento d’água e saneamento.

 

JB –  O que o antoninense pode esperar de você como gestor ou gestora a partir de 2017?

Zé Paulo – Já fui gestor desta área tão difícil que é a saúde, conseguindo, junto da nossa equipe, dar ao público um atendimento que até hoje é lembrado como modelo. Demos atendimento médico e odontológico nas unidades de saúde dos bairros e zona rural. Construímos um novo hospital. Vou aplicar meus conhecimentos nas outras áreas da administração da nossa querida Antonina.

Para a construção de uma Antonina digna e justa é necessário a união de todos os antoninenses. Já comprovamos nossa capacidade de unir e articular apoio, não só na nossa gestão como secretário, como também na própria composição da nossa coligação, quando conseguimos que, sob uma bandeira que se chama Antonina, 17 partidos políticos apoiassem nosso projeto de uma Antonina melhor. Temos pulso firme e o controle desta frente, somos experientes e preparados para a missão. Um governo honesto, competente e com a participação popular é o que ofereço para vocês, irmãos e irmãs antoninenses.