Porto de Paranaguá lança logomarca para celebrar seus 80 anos

Uma solenidade no dia 17, no cais do Porto de Paranaguá, marcará as comemorações do aniversário de 80 anos.

por Redação JB Litoral
11/03/2015 09:00 (Última atualização: 11/03/2015)

NULL

Em comemoração aos 80 anos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em 17 de março, o Governo do Paraná criou uma logomarca alusiva às oito décadas de história. A marca será usada em 2015 em todos os documentos, materiais administrativos e publicitários emitidos ou produzidos pela Appa.

Uma solenidade no dia 17, no cais do Porto de Paranaguá, marcará as comemorações do aniversário de 80 anos.

“A criação da logo surgiu da necessidade de uma representação da atividade portuária nestes 80 anos de história de porto organizado”, declarou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

O publicitário André Kasczeszen conta que houve uma preocupação em reunir cores e traços que pudessem representar o passado, o presente e o futuro do Porto de Paranaguá.

“Mostramos uma operação de carga e descarga, demonstrada pelo guindaste, que é um símbolo universal e compreendido por todos. Já a preocupação com o meio ambiente, uma das maiores diretrizes do Porto para o futuro, está representada pelas cores verde e azul”, ressalta André

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

PASSADO E PRESENTE – O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao imperador do Brasil, passou a ser administrado pelo Governo do Paraná em 1917 e recebeu melhorias, o que possibilitou sua ascensão para maior porto sul-brasileiro.

A inauguração do Porto de Paranaguá aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”. Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração do Porto de Paranaguá (A.P.P). Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6.249, criando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

No contexto histórico do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Estado e, desde a segunda metade do século 16, sempre foi o principal exportador da região com maior produção agrícola do Brasil.

Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments