Prefeitura de Paranaguá investe em flores como arma biológica para controle da dengue

por Redação JB Litoral
05/01/2016 04:00 (Última atualização: 05/01/2016)

NULL

A Prefeitura de Paranaguá investe em flores como arma biológica para controle da dengue. Trata-se da crotalária, uma planta que, na fase adulta, pode chegar até três metros de altura e atrai predadores do mosquito transmissor.

Funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura estão trabalhando na germinação das sementes adquiridas pelo secretário, Sílvio Bezerra Geraldo. Dentro de 30 dias as mudas devem ser distribuídas, inicialmente, nos bairros mais atingidos com casos de pessoas com dengue.Vamos realizar o trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e fazer a entrega de 10 mil mudas da crotalária”, explicou Sílvio.

A planta atrai os mosquitos e a libélula que é o predador do Aedes aegypti. E se estiver próximo a água, as larvas da libélula também vão comer as larvas do transmissor da dengue.

Prefeituras de cidades paulistas como Severínia, Andradina e Catanduva, além de Uberaba, em Minhas Gerais e Sorriso em Mato Grosso, entre outras cidades brasileiras, estão aproveitando a ideia para ter mais uma arma de combate à dengue.

“É importante que a população compreenda que esta será mais uma estratégia a ser utilizada. Os cuidados básicos que envolvem evitar focos de água parada precisam ser mantidos”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Sandra Machado.

A Prefeitura ainda vai colocar peixes em locais estratégicos para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes. O peixe se alimenta de larvas

Drones

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Outra ação que a Prefeitura deve adotar em breve é o uso de drones para detectar focos do mosquito nos bairros da cidade. Os drones são câmeras filmadoras que sobrevoam áreas e são monitoradas por técnicos.

Com a localização de focos, fica mais fácil para os agentes de endemias eliminarem os locais de proliferação das larvas do mosquito.

Além das plantas, peixes e drones, a Prefeitura de Paranaguá continuará com visitações nos bairros. Todo dia 9 de cada mês é o Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue. No próximo dia 9 de janeiro serão realizadas ações descentralizadas com orientações nos bairros.

Como prevenir

Para tomar medidas preventivas e impedir que o número de casos aumente, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:
1- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água
2- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
3- Não jogue lixo em terrenos baldios
4- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo
5- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje
6- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda
7- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva
8- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água
9- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana
10- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments