Sucesso da temporada de cruzeiros reflete em crescimento de turismo do Paraná

Passeios tur??sticos terrestres tamb??m foi um dos setores beneficiados com a vinda dos navios de passageiros


Por Flávia Barros Publicado 19/03/2024 às 15h05
CRUZEIROS GRACIOSA
A cada parada de cruzeiros foram realizados de seis a oito passeios. Foto: Divulgação

Impulsionado pela extensa programação do Verão Maior Paraná no Litoral e pela demanda dos cruzeiros marítimos, em Paranaguá, o turismo no Paraná apresentou um crescimento de 2% em janeiro deste ano em comparação com dezembro, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados na última sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho representou o maior aumento na região Sul, enquanto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram quedas de 6,2% e 1,1%, respectivamente. Além disso, o Paraná superou a média nacional, que apresentou uma redução de 0,8% no mesmo período.

Em comparação a janeiro do ano passado, o crescimento foi ainda maior, de 2,8%, enquanto a média nacional do período ficou em 0,5%. Esse número está na esteira do aumento de circulação de turistas, principalmente estrangeiros.

A 1ª temporada de cruzeiros teve impacto direto nesse saldo positivo”, garante o Governo do Estado. E isso é confirmado pelos setores ligados ao atendimento dos milhares de turistas que desembarcaram nas 16 paradas dos navios da MSC no porto de Paranaguá. Os passeios turísticos pela cidade e outras do Litoral fizeram sucesso entre os cerca de 24 mil passageiros que desceram das embarcações.


Opções mais procuradas


A Viação Graciosa atendeu aos turistas do início (1º de dezembro de 2023) ao fim (8 de março de 2024) da temporada de cruzeiros. Segundo a empresa que realizou o transporte dos passageiros que estavam nos navios e saíram para conhecer as cidades do Litoral, os principais destinos escolhidos por eles foram city tour em Paranaguá; passeios turísticos em Antonina e Morretes (com o Trem Caiçara); Ilha do Mel e praias de Matinhos e Guaratuba.

Os passeios eram ofertados em dois formatos: a venda ainda dentro do navio, quando o turista adquiria o pacote antes de desembarcar, e a compra direta no complexo turístico, através das agências de turismo, onde cada município fazia a venda. Para atender à demanda, a Viação Graciosa operou com quatro ônibus, dois micro-ônibus e duas vans. Segundo a empresa, foram realizados de seis a oito passeios cada vez que um navio parava.


Perfil dos turistas e expetativa para a próxima temporada


Ainda segundo a Viação Graciosa, os turistas que desembarcaram dos cruzeiros eram, em sua maioria, brasileiros, mas também vieram muitos uruguaios, argentinos e chilenos (predominantemente turistas da América do Sul). E, conforme antecipou o JB Litoral, o porto de Paranaguá seguirá recepcionando navios da MSC e seus viajantes nas próximas duas temporadas (2024/25 e 2025/26).

A Viação Graciosa informou que já está acertando os detalhes para atender aos novos turistas. “O Litoral realizou uma boa performance, soube receber os turistas, e o resultado positivo desta primeira temporada só confirma que existe um grande potencial. A região litorânea está se aprimorando cada vez mais. Turismo não envolve só lazer, turismo está diretamente associado à geração de emprego, crescimento na economia e ao fortalecimento das empresas e do comércio local”, diz o diretor comercial da Viação Graciosa, Denis Spaler.

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