Retomada do Porto Escola auxilia na socialização dos alunos, diz professor


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/04/2022 às 11h06 Atualizado 17/02/2024 às 07h08

Foram dois anos sem as crianças presentes no porto de Paranaguá; algo que, antes da pandemia, já havia se tornado rotineiro e que fazia a alegria da garotada, também dos portuários, desde 2015. Finalmente, neste mês, as visitas possibilitadas pelo Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade, retornaram.

O projeto é uma parceria entre a empresa pública Portos do Paraná e a prefeitura de Paranaguá e tem o objetivo de ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para a economia local e nacional, além de falar sobre as características da baía, o correto gerenciamento de resíduos sólidos e os procedimentos de segurança vigentes no porto.

Os alunos do 5º ano das escolas municipais são recebidos semanalmente e, nessas visitas, assistem a palestras e conhecem pessoalmente o cais do porto. No final do ano letivo, a Portos organiza um concurso de desenho e homenageia os dez estudantes vencedores com um passeio de barco pela baía. A expectativa é que 2 mil crianças participem do Porto Escola em 2022.

Após o período parado por conta da pandemia, o projeto retomou as atividades no último dia 14, com a visita de cerca de 140 crianças das escolas municipais Almirante Tamandaré e Arminda Souza Pereira. Logo na chegada ao Palácio Taguaré, sede administrativa do porto, elas aprenderam sobre a história de Paranaguá interligada à história do porto Dom Pedro II.

Também sobre a correta destinação dos resíduos, conservação dos manguezais, importância do uso dos equipamentos de proteção individual, entre outras questões ligadas à atividade portuária. Depois, o momento mais aguardado: passaram pela faixa portuária onde puderam ver de perto os navios atracados.

Benefício psicológico


A professora Silvia Regina Cardoso Alves, da Escola Arminda de Souza e Pereira, no Jardim Iguaçu, comenta sobre a importância do projeto para a comunidade escolar. “Ele dá a oportunidade de os alunos das escolas municipais visitarem e conhecerem como é e como funcionam as atividades do porto, aguçando a curiosidade e descobertas das ações ambientais, feitas para a sustentabilidade do ecossistema que faz parte do nosso Litoral, e que ajudarão a colaborar futuramente com a conservação ambiental”, diz.

Sobre a retomada das visitas, após tanto tempo com os alunos isolados e, até mesmo, longe das escolas, ela avalia que a oportunidade promove benefícios psicológicos. “Ter uma aula fora do ambiente escolar auxilia, até mesmo, no psicológico dos alunos, que ficaram tanto tempo afastados das escolas e de atividades fora de casa. Agora, é um momento de novas descobertas na área da educação através de desafios a serem vencidos, tanto para os professores e equipe pedagógica quanto para os estudantes, pais ou responsáveis. Estamos numa força tarefa para superarmos as perdas e começarmos uma nova etapa na vida escolar de cada indivíduo de nossa sociedade”, comenta.

Além disso, ela explica que a experiência promove a valorização dos trabalhadores portuários. “Vários pais de alunos estão vinculados às atividades portuárias e, com a possibilidade de conhecerem sobre o trabalho dos pais, os alunos compreendem que é dali que eles levam o sustento para suas casas. Muitos deles expressam que, no futuro, querem trabalhar na área”, finaliza.    

Retorno presencial é fundamental à socialização


A aluna Giovana Lopes Mendes Lima, de 9 anos, diz ter amado o passeio. “Aprendi que a segurança é importante, que temos que nos cuidar, que aqui dentro qualquer coisa pode acontecer. Vou contar tudo que vi em casa”. Já Marcelo Samuel Machado, também de 9 anos, gostou mais da parte da reciclagem. “Mas não foi só isso, aprendi que os manguezais são o berço dos animais, onde se reproduzem”, conta.

O diretor do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (Semedi), Ronaldo Cardoso Alboite, fala a respeito da importância do retorno presencial às aulas. “A escola é o espaço social das nossas crianças e esse retorno presencial tem sido imprescindível a essa socialização. Nessa retomada, o Projeto Porto Escola torna-se um auxílio no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes devido ao contato com os pares e a sociedade, dando a perspectiva de normalidade. A volta às aulas de campo no Porto expande as possibilidades de aprendizagem e contribui para a autonomia dos estudantes, visto que eles participam ativamente da construção do conhecimento”, conclui.

Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, integrar mais a comunidade aos portos do Paraná é uma das diretrizes da administração. “O Porto Escola é uma janela para isso. É um prazer inserir a nova geração na realidade da atividade portuária. Quem sabe não despertamos grandes novos profissionais da área”.