Reunião discutirá como reduzir pontos de congestionamentos


Por Redação Publicado 21/06/2021 às 06h32 Atualizado 16/02/2024 às 05h42

Por Katia Brembatti

Os transtornos diários causados pelos trens no trânsito de Paranaguá, serão debatidos em uma reunião marcada para terça-feira (22), às 10 horas, no porto. O encontro terá a presença de representantes do Ministério da Infraestrutura e do governo do Paraná, como o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira. Eles vão percorrer alguns pontos estratégicos da malha ferroviária no município, para conhecer os problemas e buscar soluções.

Atualmente, não só na chegada a Paranaguá, mas também nas manobras perto do porto, o tráfego de trens complica a circulação de pessoas e veículos na cidade. A situação se agravou nos últimos dois anos, depois que a Rumo fez obras na estrada de ferro da Serra do Mar e passou a descer com composições maiores. Antes, o trecho precisava ser feito com até 48 vagões e agora é possível transitar com até 130.

Esses conjuntos maiores representaram também aumento na demora em cruzamentos e, principalmente, de tempo de manobra, já que para fazer a descarga no porto as composições precisam ser divididas em partes menores. Estão sendo estudadas formas de reduzir esses pontos de impactos. Além de tentar resolver os problemas que já existem, a visita técnica visa projetar os potenciais complicadores que podem surgir com o projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que o governo estadual pretende tirar do papel.