Em meio a vários salvamentos, Bombeiros registram primeira semana da Operação Verão sem morte por afogamento


Por Flávia Barros Publicado 23/01/2023 às 19h49 Atualizado 18/02/2024 às 03h06

O final feliz dos trabalhos de resgate a duas vítimas, de 18 e 53 anos, no começo da tarde desse domingo (22) simbolizou uma semana sem mortes por afogamento na Operação Verão 22/23. A situação era semelhante às oito ocasiões em que não foi possível salvar vidas, com vítimas fora das áreas protegidas por postos de guarda-vidas. No salvamento desse domingo, os dois homens, que são moradores de Castro (PR), entraram no mar ao norte do Posto de Guarda-vidas Vô Fredo, em Guaratuba. Mesmo fora da área protegida, a equipe do PGV avistou as vítimas se afogando e conseguiu realizar o resgate. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rapaz de 18 estava em estado mais grave e foi transportada de helicóptero ao Hospital Regional de Litoral, já o homem de 53 anos foi levado de ambulância para o PS Guaratuba. As duas vidas salvas entram na conta das outras 137, apenas na última semana, quando 139 salvamentos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

BALANÇO

Segundo o balanço de ocorrências, divulgado nesta segunda-feira (23), pelo CBMPR, desde o início da Operação Verão 2023, em 17 de dezembro do ano passado, até esse domingo (22), foram realizados 870 resgates em água, com registro de oito mortes por afogamento, nenhum deles na última semana, e todos os casos ocorridos fora das áreas protegidas pelos postos de guarda-vidas.
Também desde o início da Operação Verão, os 92 postos de guarda-vidas distribuídos ao longo de todo o Litoral realizaram 102386 ações preventivas e distribuíram 9389 pulseirinhas de identificação para crianças, sendo possível localizar 448 crianças que haviam se perdido de seus parentes ou responsáveis.
Já os atendimentos prestados devido a contato com águas-vivas e caravelas foram 2595.

SEMPRE EM ÁREAS PROTEGIDAS

Umas das orientações reforçadas pelos Bombeiros é a de só entrar no mar em áreas protegidas pelos 92 postos de guarda-vidas, que funcionam das 8h às 19h.