OGMO pede a cooperação dos TPA’s ao fazer o uso e descarte das máscaras


Por Publicado 26/03/2020 às 11h46 Atualizado 15/02/2024 às 08h43

Nos últimos dias, devido a pandemia da Covid-19, a empresa pública Portos do Paraná vem tomando inúmeras medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus.

Além disso, o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) realizou a entrega de três lavabos portáteis no acesso de entrada ao porto de Paranaguá, usados pelos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s), e estão disponibilizando máscaras e álcool em gel.

“Desde o dia 1º de março o OGMO vem fornecendo álcool em gel e máscaras a todos os trabalhadores portuários avulsos que acessam o Porto Público de Paranaguá. No entanto, diante da notória escassez do produto, estamos enfrentando sérias dificuldades na manutenção deste fornecimento para os TPA’s”, explica a Diretora Executiva do órgão, Shana Carolina Colaço Bertol.

Porém, nesta semana, foi constatado um número expressivo de desperdício de máscaras, evidenciando a falta de conscientização de alguns trabalhadores quanto ao seu uso. “Infelizmente, estamos observando que não está havendo a conscientização de todos os TPA’s quanto a utilização das máscaras. Pedimos para que os TPA’s façam o uso quando realmente houver a necessidade, conforme recomendação da OMS, repassadas diariamente através de vários meios de comunicação. Além disso, as máscaras estão sendo descartadas em local impróprio”, alerta.

O álcool 70% também não está sendo utilizado de forma consciente por muitos trabalhadores. “Estamos fornecendo um frasco de álcool para cada TPA, que duraria em média 3 períodos de trabalho, porém, o fornecimento para a maioria está sendo de um frasco para cada período de trabalho”.

Ela destaca a dificuldade de conseguir estes produtos no mercado e o receio de talvez não conseguir manter a distribuição durante esta crise. “É de conhecimento de todos que as máscaras e o álcool estão em falta, devido à grande demanda nos últimos dias. Então, neste momento, é muito importante a cooperação de todos para que possamos passar por tudo isso em segurança”, completou Shana.