Paranaguá inicia imunização de crianças a partir de 6 meses contra Covid-19 com nova vacina XBB


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/05/2024 às 15h17
image-1-34
A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde Gabriel de Lara e Caic, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Foto: Prefeitura de Paranaguá

A cidade de Paranaguá deu um importante passo na proteção contra a Covid-19, iniciando a imunização com a nova vacina XBB, desenvolvida para combater as variantes mais recentes do vírus. Desde terça-feira (21), crianças de 6 meses a 4 anos e grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, podem acessar a vacina que oferece maior proteção contra a doença.

A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde Gabriel de Lara e Caic, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As crianças de 6 meses a 4 anos receberão uma ou duas doses, a depender do esquema vacinal anterior, obedecendo o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Crianças nessa faixa etária e pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se vacinar. Destacamos a importância da imunização para gestantes, puérperas e idosos”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira. 

Vacina XBB: proteção ampliada para diferentes faixas etárias

A nova vacina oferece proteção a um público ainda mais amplo, incluindo crianças – um grupo que antes não tinha acesso à vacinação. Chamada de Spikevax Monovalente, fabricada pela farmacêutica americana Moderna, ela substituirá todas as vacinas anteriormente utilizadas contra o vírus em todo o Brasil.

A vacina Covid-19 Monovalente (XBB) é amplamente utilizada em outros países e possui a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5, uma subvariante da Ômicron com alta resistência imunológica e rápida propagação. Pessoas de 5 anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas também podem receber uma dose da XBB no esquema primário.

A Secretaria de Saúde de Paranaguá reforça a importância de manter os cuidados com a saúde, como a higienização das mãos, o uso de máscara em locais fechados e a etiqueta respiratória, mesmo após a vacinação.

Quem pode se vacinar?

  • Crianças de 6 meses a 4 anos: A imunização infantil é fundamental para proteger os pequenos contra as formas graves da doença.
  • Gestantes e puérperas: A vacina garante proteção tanto para a mãe quanto para o bebê.
  • Idosos: A vacina é essencial para reduzir o risco de complicações graves em pessoas mais suscetíveis à doença.
  • Trabalhadores da saúde: Profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 estão entre os grupos prioritários para receber a vacina.
  • Indígenas, ribeirinhos e quilombolas: Populações tradicionalmente vulneráveis à Covid-19 têm acesso prioritário à imunização.
  • Pessoas com deficiência permanente: A vacina garante a proteção deste grupo que pode ter risco aumentado de complicações pela Covid-19.
  • Pessoas com comorbidades (a partir de 5 anos): Indivíduos com doenças pré-existentes têm maior risco de desenvolver formas graves da doença e devem ser vacinados.
  • Pessoas em instituições de longa permanência: A vacina protege os moradores de asilos e outras instituições de cuidados de longa duração.
  • Adolescentes em medidas socioeducativas a partir de 12 anos: O acesso à vacina é fundamental para proteger este grupo vulnerável.

No momento, a população entre 5 e 59 anos, que não faz parte de nenhum grupo prioritário, não recebe a recomendação de vacinação com a XBB, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *