PM contesta afirmação do prefeito por falta de apoio no combate a COVID-19
Na noite de terça-feira (19), o 1º Tenente Merege, comandante da 1ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Paranaguá, contestou a informação do prefeito, que alegando falta de apoio da Polícia Militar nas ações de enfrentamento ao Covid-19 (ouça) .
A declaração do prefeito ocorreu numa entrevista concedida pela manhã para a Rádio 104 mais FM, onde criticou a Polícia Militar do Paraná, alegando ainda que fez várias solicitações ao comando do 9.º Batalhão da Policia Militar e não foi atendido.
Em dois áudios postados no grupo do Conselho de Comunitário Segurança (CONSEG), o Tenente, a 1ª Companhia informou que a corporação tem realizado diversas ações no enfrentamento da Covid-19, onde os policiais, também estão na linha de frente nesta pandemia, mesmo com o risco de contágio aos seus familiares.
Desde que declarada a pandemia, a PM, tem atuado na cidade, realizando orientações, como a Operação Barreira, que fiscaliza e orienta os motoristas nos pontos de acesso das cidades.
Todos usando os equipamentos de proteção sugeridos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e com sanitizações realizadas nas viaturas.
O tenente informa ainda que a corporação tem feitas diversas ações policiais, além do atendimento emergencial 190, sobre obrigatoriedade do uso de máscaras e isolamento social.
No que diz respeito aos boletins e ocorrências gerados, já são mais de 50 protocolos relacionados à política pública do Covid-19. Diferente do que afirmou o prefeito Marcelo Roque, o tenente Meireles garante que, em nenhum momento, foi negado apoio à Guarda Civil Municipal.
“Muito pelo contrário, nós sempre trabalhamos integrados. A Polícia Militar está em uma Operação da Carga Segura, integrada com a Polícia Rodoviária Federal, Estadual, Guara Portuária e inserimos a Guarda Municipal no contexto, nosso Batalhão de Operações Especial, Polícia Militar Ambiental estão inseridas dentro dessa operação. A Polícia Militar está à disposição de todos os órgãos, sejam eles municipais estaduais para enfrentamento não só do Covid-19, com qualquer oura demanda que surge”.
Nenhuma solicitação enviada
A respeito da informação do refeito sobre as várias solicitações feitas ao comando do 9.º Batalhão da Policia Militar que não foram atendidas, o tenente afirma que foi verificado, junto ao comandante do 9º BPM, não existe documento protocolado pela prefeitura solicitando o apoio da Policia Militar.
“Solicitamos que nos sejam enviados e, logicamente, iremos realizar a devida análise, e, dentro das nossas possibilidade e plano de comando, sendo correto o apoio, com certeza, iremos dar sem problemas algum”, afirmou Merege.