Prefeitura intensifica força-tarefa conjunta com Estado para ampliar vacinação contra a dengue


Por Redação JB Litoral Publicado 22/08/2016 às 18h53 Atualizado 14/02/2024 às 15h35

Na tarde desta segunda-feira (22), o secretário municipal de Saúde, Leovaldo Bonfim Pinto, junto com a representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Dra. Amanda Flenik Kersten, e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Sesa, realizaram uma reunião com a intenção de intensificar a força-tarefa conjunta entre município e estado para ampliar vacinação contra a dengue entre os cidadãos. Até agora, menos de 10% da população-alvo foi vacinada, número que demonstra a necessidade dos munícipes comparecerem aos locais de vacinação para receberem as doses, algo que também reduz a incidência viral do vírus da dengue na sociedade local.

“A vacinação é mais uma arma importante nesta luta contínua contra a dengue. Agradecemos ao Governo do Estado por escolherem Paranaguá para dar início à distribuição das doses da vacina em todo o Paraná, esta luta é coletiva e a população precisa se vacinar para o bem próprio, bem como para reduzir a incidência viral da dengue no município. Convidamos todos os cidadãos para comparecerem às unidades de saúde, bem como realizarem o cadastro no site da Secretaria Estadual de Saúde para pré-agendarem a vacinação. Apesar disso, não podemos relaxar e devemos continuar eliminando os criadouros do Aedes Aegypti nas residências, principal forma de redução da doença”, afirma o prefeito Edison Kersten.

“A epidemia ainda ocorreu recentemente em Paranaguá, onde a Prefeitura atuou de forma contínua com o estado para vencer o problema, com ações de limpeza, atendimento dos pacientes e mutirões com as Forças Armadas. Há a preocupação para que o problema não volte, sendo que o Estado, pensando nisso, ofereceu 91 mil doses de vacinas contra a dengue para a público-alvo dos nove anos de idade até os 44 anos, 11 meses e 29 dias, algo que abrange de 60 a 70% da população, faixa etária determinada pela Sesa”, afirma o secretário municipal de Saúde, Leovaldo Bonfim Pinto.
 

VACINA REDUZ EM 93% CASOS GRAVES DE DENGUE E 80% DAS HOSPITALIZAÇÕES DECORRENTES DA DOENÇA

De acordo com o secretário, a vacina reduz em 93% os casos graves de dengue e também diminui em 80% as hospitalizações, com efeito já comprovado após a primeira dose. “Importante ressaltar que a vacinação diminui a incidência viral da dengue, visto que quanta mais pessoas imunes à doença, menos o vírus cresce e é transmitido a outros cidadãos”, completa Leovaldo. “Paralelo a isso, continuamos trabalhando na prevenção e conscientização, bem como limpeza e eliminação de criadouros em todos os bairros, inclusive com bomba costal”, completa.

“O trabalho que está sendo feito é sério e toda a nossa equipe, atendendo a determinação do prefeito Edison Kersten, está empenhada e irá ampliar os locais de vacinação, não só para as unidades de saúde, como também escolas municipais, faculdades, Terminal Urbano, Palácio São José, Secretaria Municipal de Obras (Semop), Capitania dos Portos de Paranaguá, bem como igrejas e lojas locais. Estamos percebendo o envolvimento de todos os setores para que a vacinação seja ampliada para toda a população”, ressalta o secretário municipal de Saúde. “A vacina é um investimento caro que o Estado está fazendo em Paranaguá, nós temos aqui uma oportunidade única de imunização contra qualquer tipo de dengue (tipo I, II, III e IV)”, completa.
 

MENOS DE 10% DA POPULAÇÃO COMPARECEU AOS LOCAIS DE VACINAÇÃO

Outra preocupação da Prefeitura e do estado é o fato de que menos de seis mil pessoas foram vacinadas, segundo registro da Semsa feito neste domingo (21), número que não chega nem a 10% da meta estabelecida, que é a vacinação de 91 mil pessoas até o dia 03 de setembro. “Já que a população não está vindo até a vacina, nós estamos levando a vacinação até a população”, completa o secretário.

“A vacina é extremamente importante, visto que não ajuda somente a nós mesmos, pois diminui incidência viral, algo que colabora com nossas famílias, vizinhos e toda a sociedade. Esta é uma oportunidade única”, ressalta Leovaldo Bonfim Pinto.

Ainda segundo o responsável pela saúde municipal, atendendo determinação do estado e do fabricante da vacina, os cidadãos que não tomarem a primeira dose até o dia 03 de setembro, não terão direito a tomar a segunda e terceira dose.

“Por isso os munícipes precisam se dirigir até os locais de vacinação até o dia 03 de setembro, visto que a Sesa não irá prorrogar o prazo”, acrescenta.

“Aproveitamos para tranquilizar população a não acreditar nos boatos falsos que estão sendo espalhados, as restrições de vacinação são públicas somente para casos específicos. A vacina é aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa e é totalmente segura e necessária para continuarmos a controlar a dengue em Paranaguá”, finaliza. Leovaldo Bonfim Pinto

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VACINAÇÃO:

É necessário que os munícipes compareçam aos locais de vacinação com carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou Cartão Nacional de Vacinação. A vacina é totalmente gratuita e neste momento somente os cidadãos que residem em Paranaguá possuem direito em receber as doses.
 

BENEFÍCIOS DA VACINA CONTRA A DENGUE

Ela é contra os quatro sorotipos de vírus existentes da dengue e é totalmente gratuita.

– Vacinação abrange pessoas com nove a 44 anos, onze meses e 29 dias de idade.

– São aplicadas três doses, com intervalo de cada dose de seis meses.

– 93% da redução de casos graves e 80% de redução de hospitalizações decorrentes da dengue.

– Início do efeito da vacina já ocorre a partir da primeira dose

– Serão disponibilizadas a segunda e terceira dose apenas para aqueles que tomaram a primeira dose da vacina.

 

CONTRA-INDICAÇÕES

Pessoas sob tratamento de radioterapia e quimioterapia.

– Pacientes que utilizam medicação de imunossupressores (em uso de corticóide sistêmico maior ou igual a duas semanas, com dose de 20 mg/d ou 2 mg/kg de prednisona ou equivalente, liberada a vacinação após um mês de suspensão).

– Pessoas que utilizam imunoglobulinas.

 

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Unidade de Saúde da Ilha dos Valadares,

Unidade de Saúde no Jardim Araçá,

Unidade de Saúde da Serraria do Rocha,

Unidade de Saúde da Vila Garcia,

Centro de Referência da Dengue (CRD)

Centro Municipal de Diagnóstico (CMD) – Hospital João Paulo

 

HORÁRIO DE VACINAÇÃO:
 

Unidades de saúde: Segunda à sexta-feira das 13h às 20h

Centro de Referência da Dengue: Segunda à sexta-feira das 08h às 20h

Centro Municipal de Diagnóstico: Dos dias 13 ao dia 20 de agosto, das 08h às 17h.

 

PRÉ-AGENDAMENTO DA VACINAÇÃO ONLINE:
 

O cidadão também poderá fazer um pré-agendamento online para vacinação, uma iniciativa da Sesa. “A medida deve facilitar o atendimento nas unidades de saúde que ofertarão a vacina, pois agiliza o processo para a aplicação das doses. A campanha vai do dia 13 de agosto a 3 de setembro em unidades de saúde de 30 municípios do Estado”, explica a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde.
 

Como realizar o pré-cadastro:

1) Acesse o site vacinadengue.saude.pr.gov.br

2) Informe o município de residência, o número do RG, a data de nascimento e o código de verificação.

3) Na segunda página, preencha os demais dados pessoais e selecione o local onde gostaria de ser vacinado.

4) Após o final do cadastro, você receberá um email e uma mensagem no celular confirmando o registro.

5) Guarde o código enviado pelo sistema e o apresente no dia da vacinação.

 

LOCAIS-EXTRAS PARA INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO:

Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) – Dia: 29 de agosto – Horário: 8h às 10h.

Palácio São José – Sede da Prefeitura – Dia: 26 de agosto – Horário: 14h às 17h

Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) – Dia: 29 de agosto – Horário: 14 às 16h.

Hipermercado Condor – Data: Terça-feira (23) à sexta-feira (26), no horário das 16h às 20h – Sábado (27), no horário das 8h às 17h.

Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) – Dia: 1º de setembro – Horário: 9h às 12h.

Terminal Urbano de Paranaguá – Terça-feira (23) até a sexta-feira (26), no horário das 13h às 18h, e no sábado (27), no horário das 8h às 17h.