Veranistas devem se afastar nos pousos de helicóptero para resgate na praia
Com informações e fotos da AEN
Não resultou em acidente grave, a imagem da semana passada quando uma cadeira plástica acertou um banhista que filmava o helicóptero do BPMOA em um resgate ocorrido em Matinhos.
Mas o assuntou viralizou nas redes sociais e, com isso, Agência Estadual de Notícias (AEN) está orientando os veranistas sobre cuidados nos resgates e remoções aeromédicas feitas pelo Falcão 04 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
O helicóptero é muito utilizado pela Polícia Militar durante o Verão Paraná – Viva a Vida no Litoral, para agilizar o atendimento médico e salvar vidas de turistas e moradores da região.
A PM recomenda aos banhistas ficarem longe do local de pouso da aeronave na faixa de areia justamente para evitar acidentes, como o que foi registrado.
O BPMOA destaca que o Falcão 04 recebeu nova pintura, na cor vermelha, tornando a aeronave mais visível para as pessoas que estão na praia.
Para esse tipo de ambiente e agilizar o atendimento às vítimas, a aeronave precisa pousar o mais próximo possível do local da ocorrência para facilitar o socorro e o resgate.
Nesses casos, os banhistas devem evitar de se aproximar para fazer fotos, vídeos e selfies, devido aos riscos que existem quando a aeronave está ligada.
O comandante de aeronave do BPMOA no Verão Paraná, major Marcio Valim de Souza, explica que as pessoas devem colaborar se afastando do local de pouso e das equipes até o final de resgate.
Ele pede ainda que as pessoas fechem o guarda-sol, guardem as cadeiras ou qualquer objeto que possa ser arremessado com a força das hélices do helicóptero. “Uma orientação para o momento do pouso é que as pessoas tomem cuidado com crianças e animais de estimação, pois um momento de distração pode gerar um transtorno”, explicou.
Fotos AEN