SUJEIRA E MATAGAL- Rumo assume controle e descaso da ALL em Paranaguá

por Redação JB Litoral
19/11/2015 10:00 (Última atualização: 19/11/2015)

NULL

Com um histórico de desleixo com a manutenção da malha ferroviária que corta a cidade, a América Latina Logística (ALL), que passou para o controle acionário da Rumo, repassou para a nova direção o descaso com a necessidade de manter o mato cortado e a limpeza das marginais por onde o trem passa.

Indignado com esta situação, o vereador Adriano Ramos (REDE) aprovou na última sessão do mês passado um requerimento cobrando da Rumo/ALL a manutenção das marginais da malha ferroviária sob sua responsabilidade, em razão do acúmulo de resíduos de produtos que caem dos vagões gerando forte mau cheio e proliferação de ratos. Cobrou ainda a manutenção das passagens de nível, em razão do denso matagal que toma conta de algumas delas, principalmente as localizadas nas avenidas Coronel Santa Rita e Roque Vernalha. [tabelas]Nos últimos anos, o JB tem mostrado a falta de periodicidade no corte do mato que acompanha as marginais da estrada de ferro, aonde em alguns pontos da Rua Tufi Maron e final a Avenida José da Costa Leite chega a dividir espaço com a pista de rolamento. Da mesma forma, o JB tem cobrado a falta de manutenção das passagens de nível e de viadutos ferroviários, localizados ao longo da Avenida Atílio Fontana. Somente após as reportagens que a empresa investia em equipes de limpeza e roçada.

A reportagem do JB fez contato com a Rumo/ALL e fez quatro questionamentos a respeito do assunto. Foram eles: qual a periodicidade com que a Rumo/ALL realiza roçada e manutenção no trecho da malha ferroviária existente na cidade; qual a periodicidade com que a Rumo/ALL realiza a limpeza de resíduos de produtos que caem dos vagões no trecho da malha ferroviária existentes na cidade; qual foi a última vez que a multinacional realizou limpeza e roçada, quer nas marginais como nas passagens de nível; quando ocorrerá a limpeza da malha ferroviária e a roçada nas passagens de nível, especialmente nas duas citadas.

Empresa envia nota e não responde

Sem responder aos questionamentos, a Rumo/ALL enviou nota informando ter um projeto de controle de vegetação invasora na linha e gerenciamento de resíduos sólidos (trilhos e dormentes). Disse ainda que existe o trabalho de limpeza e manutenção de locomotivas, cujo objetivo é eliminar o vazamento de fluídos do motor nas vias, além de uma parceria com clientes para limpeza e fechamento dos vagões para redução de vazamento de grãos.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A companhia lembra ainda que o projeto faz parte de um plano de investimento que prevê diversas ações que já estão em andamento, como a revitalização das sinalizações das passagens de nível e recuperação das linhas férreas no município.

Sobre a roçada, a Rumo/ALL disse que ela é feita de forma contínua e que seria feita a partir da semana passada. O que foi confirmado pelo vereador Adriano Ramos. Porém, o que mais chama atenção na nota, é o fato da Rumo/ALL informar que “a limpeza de resíduos acontece quando há vazamentos”. Algo que ocorre constantemente e não vinha sendo realizado, a ponto de o vereador apresentar o requerimento cobrando providências.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments