Obras na Estrada da Graciosa devem evitar novos deslizamentos de terra; conclusão está prevista para setembro


Por Redação Publicado 05/08/2023 às 13h39 Atualizado 18/02/2024 às 19h18

As obras emergenciais na Estrada da Graciosa seguem avançando. Os primeiros trechos serão inaugurados ainda neste mês de agosto, enquanto a conclusão da obra está prevista para o mês de setembro, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

No km 12, que teve danos causados pelas fortes chuvas no início do ano, já foram concluídos os serviços de grampeamento e implantação de drenos e, agora, é feita a instalação de telas metálicas de alta resistência. No trecho, ainda serão colocados dispositivos de drenagem, e a previsão é de que melhorias sejam entregues ainda neste mês de agosto.

No km 11+600, também acima da Graciosa, estão sendo instalados os grampos com cimento para formar estacas verticais. Na sequência, será iniciada a construção de um muro com vigas profundas, além da escavação do talude – terreno inclinado que serve para sustentar o solo, e o grampeamento de contenção, que deve reforçar a estrutura e evitar novos deslizamentos de terra.

No km 7, onde os danos abaixo da pista chegaram a provocar rachadura no pavimento, está em execução o novo muro de contenção, com telas metálicas e concreto projetado, com o local para ser entregue no meio de setembro.

Como os taludes da rodovia continuam encharcados, e ainda não há proteção vegetal nos pontos danificados, estes ficam mais suscetíveis a novos danos durante o andamento da obra.

Tráfego

O trecho permanece em operação pare-e-siga do km 7 ao km 8, e do km 11 ao km 12, com a rodovia aberta 24 horas por dia, exceto em caso de chuvas fortes ou períodos prolongados de chuva, quando o trecho é interditado preventivamente.

*Com informações da AEN.