Acabou a espera: após dois anos, Paranaguá volta a receber navio de passageiros


Por Flávia Barros Publicado 06/11/2022 às 16h41 Atualizado 17/02/2024 às 20h54

Um dos setores mais afetados e paralisados com a pandemia de Covid-19 foi o de cruzeiros. Mas, graças ao enfrentamento ao vírus, com a vacinação, é chegada a temporada de Paranaguá voltar a receber os turistas que chegam de navio. É o que vai acontecer na tarde desta segunda-feira (7), com a chegada do transatlântico norueguês Viking Octantis, que chega ao porto para marcar a retomada do turismo de cruzeiros no Paraná, após dois anos.

LUXO


Ao contrário das mega embarcações que comportam milhares de passageiros (atualmente o maior do mundo é o Wonder of the Seas, da Royal Caribbean International, com capacidade para 6680 hóspedes e 2200 tripulantes), o navio que chega nesta segunda-feira a Paranaguá é um navio de expedição, construído para exploração de luxo, com 205 metros de comprimento e 23 de largura. Nele, nada de cabines internas, todas são com varanda e suítes com vistas generosas do mar, além de terem como pontos fortes conforto e elegância.

ROTA


Depois de sair de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no Brasil o Viking Octantis já fez escalas em Recife (PE), Salvador (BA) e Búzios (RJ). A bordo estão 292 turistas, de 11 nacionalidades, maior parte norte-americanos, e 258 tripulantes, de 43 nacionalidades. Depois de Paranaguá, as paradas serão em Buenos Aires, na Argentina; Montevidéu, no Uruguai; Ilhas Maldivas; Antártida e, por fim, Ushuaia, no extremo argentino. 

RECEPÇÃO PARNANGUARA


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) fará, nesta segunda-feira (7) parte da equipe que realizará o receptivo dos passageiros do navio Viking Octantis, juntamente com a empresa Portos do Paraná, operadores portuários e Convention & Visitors Bureau de Paranaguá. Os navegantes serão recebidos com ações culturais e receptivos turísticos.

Organizamos em conjunto com o Convention & Visitors e Bureau de Paranaguá uma programação cultural e turística bem vasta, que instigue os passageiros descerem e conhecerem a cidade. Após dois anos sem o turismo de cruzeiro em Paranaguá, o receptivo organizado fomentará a cultura e principalmente o turismo em nossa cidade”, explicou Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.

O transatlântico ficará no porto das 13h às 16h.

Ainda não foi divulgada a quantidade de cruzeiros que deve vir a Paranaguá durante a temporada.