Airbnb e Governo do Paraná se unem para apresentar novo roteiro turístico no Litoral


Por Redação Publicado 22/04/2024 às 23h22

*Com informações da AEN

Na última segunda-feira (22), o Governo do Paraná e a plataforma Airbnb lançaram uma iniciativa conjunta destinada a promover o turismo sustentável no Litoral. Denominada “Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná”, a rota turística foi apresentada no Palácio Iguaçu, em evento que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e diretores da empresa.

image-31
O projeto Rotas Airbnb, que tem agora nove roteiros no Brasil, é uma iniciativa da plataforma de hospedagem para promover destinos sustentáveis, que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O projeto visa destacar os encantos naturais e culturais dos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, localizados no maior remanescente de Mata Atlântica do país. Ao valorizar o empreendedorismo sustentável e os destinos turísticos locais, como o Caminho do Itupava, o Pico do Paraná e a Ilha de Superagui, a rota busca impulsionar a economia das comunidades locais.

A iniciativa integra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) da Invest Paraná, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em diferentes regiões do estado. Ao incentivar a valorização da produção dos pequenos empreendedores locais, o programa busca manter vivas as tradições e os processos históricos de produção, ao mesmo tempo em que promove o turismo responsável.

O governador Ratinho Junior ressaltou a importância da parceria com o Airbnb para divulgar o potencial turístico do Litoral em escala global. “Todo o potencial do Litoral do Paraná, em especial na região de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, que fica no coração da Mata Atlântica, vai ser divulgado em todo o planeta, porque o Airbnb é uma empresa global e a maior plataforma de hospedagem do mundo”, disse.

ROTAS AIRBNB 

O projeto Rotas Airbnb, que tem agora nove roteiros no Brasil, é uma iniciativa da plataforma de hospedagem para promover destinos sustentáveis, que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais. “Esse tipo de cooperação é importante porque fortalece a divulgação de destinos e experiências, com a movimentação da economia local. Por meio da parceria com a Invest Paraná, a inclusão do Estado aos destinos do Rotas Airbnb agrega um rico conhecimento compartilhado com a comunidade de anfitriões e viajantes”, disse Aleksandra Ristovic, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

CHAMADA PÚBLICA

Para auxiliar os empreendedores locais a aproveitarem o potencial da rota, a Invest Paraná está com uma chamada pública aberta para selecionar propriedades turísticas para um programa de incubação e capacitação. Serão oferecidos benefícios personalizados relacionados à gestão, finanças, marketing e boas práticas para os 30 participantes selecionados dos três municípios que fazem parte da rota.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas que ofereçam serviços de acomodação e hospedagem, visitação à propriedade e experiências turísticas, passeios ou tours e de gastronomia e alimentação. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril AQUI.

ATRATIVOS

A nova rota turística destaca os atrativos da Serra do Mar e do Litoral, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar a diversidade da fauna e flora da região. Além de desfrutar de paisagens deslumbrantes, os turistas poderão conhecer a história, a culinária e os costumes locais, participar de atividades de aventura e apreciar experiências autênticas oferecidas pelos empreendedores locais ao longo do percurso.

Tatiana Perim, diretora-executiva e fundadora do Ekôa Park, empreendimento ecológico localizado em Morretes, destacou que a nova rota valoriza o turismo de base comunitária e os negócios locais que se preocupam com a preservação do meio ambiente. “Ter o Airbnb, que é uma empresa mundial, olhando para o Paraná já nos causa muito orgulho. E essa rota interligando os três municípios certamente vai potencializar o turismo, trazendo o desenvolvimento sustentável inclusivo, continuando com a preservação do meio ambiente que é o grande ativo dessa região”, disse.

O programa Vocações Regionais Sustentáveis da Invest Paraná, lançado em 2020, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a valorização dos produtos típicos e sustentáveis do estado. Ao incentivar a criação de processos inovadores que gerem fontes de renda e mantenham a floresta em pé, o programa busca conciliar o conhecimento tradicional com o científico e tecnológico em prol do desenvolvimento sustentável.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *