Dificultar o crescimento deveria ser crime!


Por Redação JB Litoral Publicado 30/03/2016 às 21h00 Atualizado 14/02/2024 às 13h06

A decisão do Governo Federal de passar o país a limpo nos últimos 13 anos custou ao Partido dos Trabalhadores a dura realidade de não usar o poder para impedir que alguns dos seus principais representantes fossem parar na cadeia. Isso mostrou que a sujeira não tem bandeira partidária única e diversas siglas de oposição tiveram importantes caciques envolvidos em corrupção.

A relação dos políticos que receberam doações da Odebrecht somou 200 nomes e, muitos deles, conhecidos por se mostraram combatentes da corrupção. Todos falsos moralistas.
Essa cultura da corrupção e da famosa “Lei de Gerson” não é desconhecida de alguns políticos locais, que tem dificultado o crescimento da cidade e a melhoria na qualidade de vida do povo.

E a mais recente ação conjunta de políticos com este nível de conduta ocorreu a partir de abril de 2014, com a tentativa de aprovação do Projeto de Lei Complementar 197, conhecida como Mensagem 21. Ela criaria o Setor Especial de Logística Portuária (SELP), que permitiria aos proprietários de áreas ao longo da BR-277 de comercializarem com empresas da área portuária, resolvendo o problema crônico da falta de espaço para estacionamentos e pátios de caminhões.

Tão logo foi retida sua votação, proprietários de terrenos receberam a visita de políticos cobrando propina para viabilizar a tramitação da Mensagem 21 e a coisa foi por água abaixo.

Passados quase dois anos, a audiência pública da Assembleia Legislativa do Paraná faz com que a mensagem, engavetada na prefeitura, dê sinal de vida, através da Secretária de Planejamento Vânia Fóes que garantiu que, agora, ela deve acontecer.

Neste período de dois anos, motoristas locais e de outras cidades foram multados, pessoas morreram, vizinhos brigaram para retirar caminhões diante de seus portões e a cidade perdeu com tamanha falta de interesse no bem público, por parte da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Ambas acomodadas com a situação e optando pelas desculpas ao invés de buscar solução.

Penso que agir desta forma deveria ser crime tão logo se identificasse os políticos que investem no quanto pior, melhor.