Paranaguá está com postos de informações sem guias e os da Ilha do Mel fechados


Por Redação JB Litoral Publicado 08/10/2016 às 16h16 Atualizado 14/02/2024 às 16h35

 Atendente do posto no Mercado não tem ideia onde fica o Solar dos Dacheux, distante 200 metros do local. Foto: JB
 

A mensagem no site da Prefeitura de Paranaguá a respeito dos pontos turísticos da cidade é chamativa e coerente: “turismo não é apenas Lazer, é também conhecer e preservar”.
No texto o convite anuncia que muitas atrações podem ser visitadas em Paranaguá, cidade considerada o berço da civilização paranaense, entre eles o patrimônio histórico-cultural e as belezas naturais que são orgulho dos parnanguaras.

Para ter acesso a tudo isto, o site sugere ao turista orientação no Posto de Informações Turísticas da Rodoviária Municipal, localizada na Praça Árabe ou, ainda, no Centro de Apoio ao Turista, o qual fica localizado na Avenida Arthur de Abreu no Centro Histórico. O primeiro com horário de funcionamento diário das 08h às 18h e o segundo no mesmo horário, porém, de segunda-feira a sexta-feira e, no final de semana, quando o turista visita a cidade fica fechado.  

Entretanto, tudo isto é teoria, porque na prática o Centro de Apoio foi transformado em área de atendimento pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do Programa de Estacionamento Regulamentado (PERTO) e no Posto de Informações próximo à Rodoviária Municipal, a pessoa que atende ao turista, não sabe informar sequer a localização do histórico Solar dos Dacheux, recentemente transformado na Casa do Fandango, que fica a menos de 200 metros do posto.

Uma denúncia enviada ao JB adverte quanto ao completo abandono dos postos de informações turísticas, principalmente dos dois localizados na paradisíaca Ilha do Mel, um na Praia de Encantadas e o outro na comunidade de Brasília, ambos encontram-se fechados.

A reportagem do JB enviou questionamentos para a prefeitura a fim de confirmar a veracidade ou não da denúncia, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

De acordo com a delação, faltando menos de dois meses para a temporada de verão, os postos de informação da Ilha do Mel estão desativados e precisando de reparos emergenciais, inclusive limpeza e pintura das paredes, além da necessária estrutura de atendimento ao turista que começa a chegar a partir de dezembro.

Posto de informações no Mercado Municipal não sabe informar. Foto:JB

Posto na comunidade de Brasília servindo de área para descanso. Foto: Divulgação

Situação do posto na Praia de Encantadas. Foto: divulgação
 

Construído em estilo futurista, o posto de informação turística da Praia das Encantadas, está com seu telhado de pintura verde tomado pela sujeira, o piso faltando algumas tábuas e até mesmo o acesso com falha. Por sua vez, no da comunidade de Brasília, os bancos estão servindo de cama para descanso, além do nítido estado de abandono.

 

 

Posto virou módulo no Rocio

A reportagem do JB esteve presente ao que restou de postos para atendimento ao turista e no principal, que fica no Mercado Municipal, a pessoa que presta atendimento não possui nenhum conhecimento da cidade e desconhecia totalmente a existência do histórico Solar dos Dacheux, localizado a menos de 200 metros do posto e na mesma rua. Mesmo sendo um posto de informação, a pessoa sugeriu à reportagem que se “informasse” com os comerciantes sobre onde ficava o Solar. Por sua vez, no posto de informação localizado na Praça da Paz no Bairro Rocio, aparentemente foi transformado em um módulo policial, uma vez que o atendimento é feito por uma guarda civil municipalNesta semana, o JB tornará a procurar a prefeitura para saber as condições dos atuais postos de informações da cidade.