Paranaguá Summit Turismo avalia resultados da temporada de cruzeiros e projeta o futuro do turismo na cidade


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/04/2024 às 05h32

Há 10 anos, era impensável Paranaguá sediar um evento de turismo”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo da cidade, Maria Plahtyn, na última quarta-feira (3). A frase foi dita durante sua participação no evento “Paranaguá Summit Turismo”, que reuniu autoridades, empreendedores e população no Mega Rocio para debater o futuro do setor em Paranaguá.

Maria quis destacar o quanto o turismo avançou no município nos últimos anos, impulsionado, principalmente, pela chegada dos navios de cruzeiro. Na temporada inaugural de 2023/2024, a cidade recebeu o MSC Lirica, que realizou 16 escalas no porto parnanguara, trazendo cerca de 30 mil pessoas, injetando aproximadamente R$ 20 milhões na economia da região e gerando 2 mil empregos em Paranaguá.

O evento promovido pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Comunicação, avaliou os resultados deste início e refletiu sobre as necessidades de melhorias para as próximas temporadas. “Para as próximas, vamos trabalhar melhor as nossas potencialidades, vender melhor, porque temos ótimos produtos turísticos, basta sabermos vende-los”, disse o prefeito Marcelo Roque (PSD).

O prefeito Marcelo Roque comemorou a geração de emprego, renda e o dinheiro que ficou no comércio local durante a temporada de cruzeiros. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
O prefeito Marcelo Roque comemorou a geração de emprego, renda e o dinheiro que ficou no comércio local durante a temporada de cruzeiros. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Esforço conjunto


Ele destacou a união entre o Estado e o Município para que tudo saísse de forma adequada. “Tivemos uma junção de esforços entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que trabalharam muito, e conseguiram apresentar a sensação de segurança aos nossos turistas. Além disso, quero lembrar que a Praça de Eventos Mário Roque foi o cartão postal, a Ilha do Mel também”, afirmou.

O prefeito ainda comemorou a geração de emprego, renda e o dinheiro que ficou no comércio local. “Não foi só em Paranaguá, todos os municípios do Litoral foram beneficiados”, destacou.


Pesquisa de satisfação


O “Paranaguá Summit Turismo” foi dividido em três painéis, onde os participantes – todos envolvidos na temporada de cruzeiros –

relataram suas experiências durante o período. O primeiro a falar foi o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, que apresentou o resultado de uma pesquisa de perfil e satisfação turística com os visitantes que chegaram à cidade pelos navios. Foram abordadas 607 pessoas durante o período, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras.

A grande sacada foi conseguir fazer com que as pessoas circulassem por Paranaguá; foi dividir a operação e fazer os locais de embarque, no Mega Rocio, e de desembarque em trânsito, na Praça Mário Roque, que foi o receptivo aos turistas. Isso foi especial porque fez com que a população parnanguara sentisse a presença do turista e passasse a enxergar a dimensão do que esses navios trariam para a cidade e para o Litoral”, começou.

Márcio Nunes, secretário estadual de Turismo, participou do evento e apresentou resultados de uma pesquisa de satisfação com turistas que vieram durante a temporada. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
Márcio Nunes, secretário estadual de Turismo, participou do evento e apresentou resultados de uma pesquisa de satisfação com turistas que vieram durante a temporada. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Pontos de atenção


De acordo com Márcio Nunes, a pesquisa revelou que Paranaguá “tem tudo para crescer e acontecer” no turismo. Contudo, ele destacou que o Município tem muito a melhorar.


Paranaguá tem potencial. Das 29.089 pessoas que passaram pela cidade durante a temporada, cerca de 24 mil decidiram conhecer o Município. Isso quer dizer que os restaurantes, o comércio, o artesanato, tem muito para crescer e oferecer daqui para frente”, disse.

O secretário chamou atenção para os pontos positivos e os que merecem atenção para as próximas temporadas. “A pesquisa identificou as forças e as possíveis fraquezas. Em primeiro lugar, o turista avaliou positivamente a segurança pública, em seguida, a eficiência no processo de embarque e desembarque e, por fim, a estrutura de recepção turística. Já os pontos de atenção foram os bares e restaurantes, o artesanato e os passeios turísticos locais”, explicou.

Ele ainda reforçou que o momento é de preparação. “Temos, agora, de abril até novembro para nos prepararmos. Porque essa segunda temporada é a prova de fogo, os turistas têm que curtir e sair falando bem. É isso que vai proporcionar a Paranaguá continuar com a MSC e é o que pode dar possibilidade para que outras empresas venham”, destacou.


Divisor de águas


A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, também participou do painel. “Nós estarmos num evento, hoje, confeccionado pelo Poder Público para falar sobre turismo. Há 10 anos isso era impensável. Nós não tínhamos um espaço tão grande, um ambiente tão bonito, um público para falar sobre turismo na cidade de Paranaguá. E hoje nós estamos aqui”, celebrou.

Maria avalia que os navios de passageiros foram um divisor de águas no turismo da cidade. No entanto, ela também pondera que é importante falar sobre o turismo em geral, criando oportunidades para mais movimentação nos meses fora de temporada.

A secretária de Cultura e Turismo do município falou sobre o período de preparação para receber os novos navios de passageiros e sobre a necessidade de explorar novas potencialidades. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A secretária de Cultura e Turismo do município falou sobre o período de preparação para receber os novos navios de passageiros e sobre a necessidade de explorar novas potencialidades. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

“Então precisamos nos preparar. Precisamos entender que o turismo é, sim, uma nova fonte de emprego e renda para a cidade. Temos uma oportunidade muito grande nas mãos. Como vamos desenvolver isso ao longo do tempo? Esse é um desafio e é nesse momento de conversa que trazemos essa discussão para os empresários. Não adianta a gente trazer a demanda turística e não saber falar com ela, não oferecer o que ela quer”, afirmou.

A secretária também destacou que o Poder Público ainda tem muito trabalho a fazer em termos de infraestrutura turística. “Fizemos um trabalho impressionante com a primeira temporada, mas precisamos cada vez fazer coisas melhores. Precisamos, também, que o trade turístico venha, os bares, restaurantes, comerciantes, entendam que o turismo é uma fonte de emprego e renda”, concluiu.


“A roda do turismo começou a girar”


Quem também participou do Paranaguá Summit Turismo foi o diretor-executivo da Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), José Reis de Freitas Neto, o Juca. Ele destacou que foi por meio da chegada dos navios que “a roda do turismo começou a girar” em Paranaguá.

Fico muito feliz por ver essa evolução que o turismo de Paranaguá e do Litoral teve. Tínhamos muita dificuldade em colocar nossos produtos turísticos na prateleira e, felizmente, conseguimos, o navio foi um catalisador para isso”, disse.

Juca também reforçou a importância de o trade turístico passar a investir no turismo. “O navio não é a única oportunidade, temos eventos para começar a fazer, atrair outras situações para a região. Somos turísticos, mas antes tínhamos muita dificuldade de começar a fazer a roda girar, e o navio fez isso”, afirmou. 

Letticia Cecy Correia, diretora de Projetos do Convention & Visitors Bureau, também fez seu relato sobre a organização do receptivo dos turistas durante a temporada. Foi a equipe do Convention, junto com outras três operadoras de turismo, que trabalharam em conjunto durante as 16 sextas-feiras que os navios chegaram para ofertar os produtos e passeios aos turistas.

Movimentamos quase 30 mil pessoas. É uma nova era para Paranaguá. Já estamos na espera da nova temporada, com novos projetos. Foi tudo muito novo, tivemos pouco tempo, mesmo sabendo que o navio vinha, é na prática que se vê como vai funcionar, quais problemas acontecerão. Mesmo que possamos mapear todos os riscos, é só no dia a dia que vamos vendo o que falta. E, para a próxima, temos muitas melhorias a fazer”, disse.


Nova fonte de renda


O diretor-empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, também falou durante o evento. Seu destaque foi para as oportunidades de emprego e renda criadas, bem como para a mudança cultural proporcionada pela chegada dos navios.

Hoje, nós que vivemos a economia portuária, conseguimos criar uma nova oportunidade, que é a economia do turismo. Os passageiros chegam aqui para sair com os navios, mas, antes, se hospedam no hotel, precisam do restaurante, da farmácia, do supermercado, do comércio, dos serviços de transporte, entre outros”, destacou.

Pioli afirmou que a vinda de tantos turistas resgatou o sentimento de pertencimento da comunidade parnanguara. “Com a chegada deles, que fizeram da nossa maré uma praia, resgatamos algo que já estava perdido, que era o banho no Rio Itiberê, as tardes na Praça Mário Roque”, disse.

A secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, foi a última a falar durante o segundo painel. Ela demonstrou a importância da preparação anterior e da comunicação com a população para o sucesso da temporada.

A gente não tinha uma vivência em cruzeiros, então procuramos aquilo que já acontecia no Brasil, em um lugar que fosse parecido com a nossa cidade, e chegamos ao porto de Santos, que já participava de uma operação de embarque. Lá, ficamos surpresos, porque são cidades muito próximas e parecidas, mas com realidades totalmente diferentes”, afirmou.

Juca, da Adetur, Letticia, do Convention, André Pioli, da Portos do Paraná, e a secretária de Comunicação de Paranaguá, Camila Roque, também deram seus relatos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
Juca, da Adetur, Letticia, do Convention, André Pioli, da Portos do Paraná, e a secretária de Comunicação de Paranaguá, Camila Roque, também deram seus relatos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Novidades para 2024/2025


Camila contou que a equipe saiu de Santos convencida de que Paranaguá estava preparada para receber a primeira temporada de navios. Contudo, assim como Juca, ela também enfrentou o “fogo amigo”.

Quando voltamos à cidade, enfrentamos a onda de pressão que vem de dentro de casa. Tivemos a situação do ‘só acredito vendo’, o pessoal dizendo que isso nunca daria certo na cidade, porque Paranaguá não estava preparada. E isso foi um choque, mas tentamos trabalhar nisso”, relembrou.

Para a secretária, um fator importante para mudar a perspectiva da população parnanguara foi a entrega da reforma da Praça Mário Roque, no dia 20 de dezembro de 2023. “A entrega da praça ajudou muito na autoestima do parnanguara. Ele voltou para o seu local dos fins de semana, se sentiu parte desse momento e passou a apoiar o turista. E a cereja do bolo foi o chafariz. A partir desse momento, temos uma equipe forte e determinada para receber esses passageiros”, disse.

Camila destaca que, para a nova temporada de cruzeiros, de 2024/2025, o Município criou novas soluções para atender melhor não só os turistas, mas também dar suporte aos comerciantes e seus funcionários. Por isso, ao longo do ano, serão oferecidos cursos gratuitos de idioma e a Prefeitura lançará um aplicativo de tradução em tempo real.

O último painel do evento contou com a participação da empresária Marcele Beleche, contando sobre suas ações de acolhimento com os turistas durante a temporada. A proprietária da VPA Tur, Karina Farias, também fez seu relato sobre a oferta de passeios turísticos; e a executiva de Contas da RPC, Fabíola Lady Dilda, destacou a importância da divulgação do Litoral na mídia, para atrair ainda mais visitantes.

O último painel foi composto pelas empresárias Marcele Baleche e Karina Farias, e pela executiva de Contas da RPC, Fabíola Lady Dilda. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
O último painel foi composto pelas empresárias Marcele Baleche e Karina Farias, e pela executiva de Contas da RPC, Fabíola Lady Dilda. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

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