Segmentos buscam alternativas para resgatar visita aos sábados no porto


Por Redação JB Litoral Publicado 20/07/2016 às 10h30 Atualizado 14/02/2024 às 14h50

Carta de intenção será levada para APPA. Foto: JB

  Após o intenso debate na Câmara Municipal de Paranaguá, a respeito da decisão da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), em acabar com as visitas ao porto aos sábados, denunciada pelo JB, setores beneficiados pelo turismo acadêmico reuniram-se no Camboa Hotel para discutir alternativas no sentido de resgatar este mercado.

O encontro reuniu os empresários Eduardo Maranhão, proprietário do Cambo Hotel, José Reis Freitas da Casa do Barreado, Diana Coutinho do Hotel Palácio, Everton Alexandre Correa do Hotel Vieiras, Marcos Caggiano do Restaurante Divina Gula, Rosana Abe do Restaurante Gruta da Garoupa e Jessica Ketyscia Fernandes do Jornal dos Bairros, além do Professor Marcelo Dias, do assessor do Vereador Benedito Nagel (PSD), Ricardo e do Vice-presidente de Turismo da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas do Sudeste do Paraná (CACIASPAR) Sergio Ruz.

O ponto comum entre todos foi o prejuízo que o fim das visitas aos sábados, determinado a partir deste ano, resultou no comércio da cidade, principalmente na área de gastronomia, hotelaria, bares e restaurantes.

O empresário Eduardo Maranhão ressaltou que, aliado ao fim das visitas, outros fatores têm contribuído significativamente para a redução do número de turistas na cidade, pois além dos acadêmicos, que é o maior potencial trazido pelo porto, há também a falta de infraestrutura para pontos turísticos, como o Aquário Marinho. Ele ressaltou ainda o fato da prometida obra do entorno ainda não ter começado.

Porém, foi unânime o fato do enorme êxodo de visitas na cidade, provocado pela recente epidemia da dengue e toda a divulgação midiática realizada pela imprensa nacional e internacional.

Entre as sugestões ficou definida a elaboração de uma carta de intenção a ser enviada para a direção da APPA, órgãos do governo municipal e estadual, reivindicando um encontro para dialogar a possiblidade do retorno das visitas no porto aos sábados, além de outras ações que contribuam para fomentar o turismo na cidade que, a opinião dos empresários caiu em cerca de 50%.  

Na Câmara

Vale lembrar que o assunto foi discutido pelos Vereadores Adriano Ramos (PHS) e Márcio Costa (PRP, que ressaltaram não ser este apenas o único prejuízo que a direção da APPA causa para a cidade. Márcio Costa (PRP) destacou que, em 2014, as visitas no porto receberam cerca de 33 mil pessoas na faixa portuária. Disse, ainda, que não apenas ele, mas outros políticos tentaram conversar com a diretoria da APPA para que, ao menos, informasse o porquê desta decisão, mas não obtiveram êxito.