Biblioteca Mário Lobo comemora seis anos com sede de portas fechadas

por Redação JB Litoral
20/08/2019 01:11 (Última atualização: 24/02/2020)

Interditada há mais de um ano, a Biblioteca Pública Mário Marcondes Lobo (BPML), em Paranaguá, comemora seus seis anos de existência com as portas de seu edifício original fechadas. A interdição aconteceu em abril de 2018, devido a problemas estruturais e, desde então, a instituição está funcionando na Casa Brasílio Itiberê, localizada na Rua Conselheiro Sinimbú, n° 23.

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação e Cultura do Paraná, a BPML passou a ter complicações após o início das obras no Hospital Regional do Litoral (setembro de 2015), localizado ao lado da biblioteca. “Estamos trabalhando em um projeto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística para solucionarmos estes problemas o quanto antes, mas ainda não temos previsão de quando as obras se encerrarão”, informa.

Inaugurada em 18 de agosto de 2013, ela é a primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná no Estado (BPP), instalada na Rua dos Expedicionários, em um edifício histórico fundado em 1835 que, até 2007, abrigava a Santa Casa da cidade, o segundo hospital mais antigo do Brasil. Com 850 metros quadrados, o espaço recebeu um acervo de 10 mil livros e foi projetado para ser uma área cultural multiuso, disponibilizando livros clássicos e modernos, audiolivros, material audiovisual, sala de vídeos, salas para cursos e reuniões e computadores conectados à internet.

Naquela época, foram aplicados recursos de R$ 1,5 milhão no restauro e reforma do prédio, que teria o objetivo de ser um cartão postal para Paranaguá, de acordo com o então Governador Beto Richa (PSDB). O projeto foi realizado pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná e viabilizado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio da Renault do Brasil, Copel e Terminal de Contêineres de Paranaguá.

""

Reforma estava prevista para 2019

Em abril do ano passado, a BPP informou que a Biblioteca Mário Lobo passaria por uma reforma para melhor atender aos leitores da cidade. Segundo a instituição, a obra já estava em processo de licitação e deveria começar em breve. “Estão previstos reparos no auditório, piso e telhado do prédio”, comunicou em nota.

As informações repassadas diziam que a licitação do Governo do Estado, para a reforma, estava no orçamento de 2019 e deveria acontecer no primeiro semestre deste ano.

Entretanto, até o momento, a BPML continua funcionando na Casa Brasílio Itiberê e não existe nenhuma previsão para que o restauro seja iniciado. “É uma pena que o prédio histórico esteja sem uso e se deteriorando a cada dia que passa. O local é de grande importância para a cidade e tem estrutura completa para atender à população, diferente da Casa Brasílio Itiberê. A reforma é muito aguardada, tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela própria população, que tinha no local um meio de interação social e conhecimento”, diz o Escritor Abdul Assaf.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Programação de aniversário

As comemorações de aniversário da Mário Lobo vão acontecer nesta segunda-feira (19), na Casa Brasílio Itiberê. A partir das 14h haverá contação de histórias; às 15h acontece a entrega de certificados do curso de informática para idosos; às 15h30 será realizado o lançamento do livro “Escribas da Alma”, do escritor parnanguara Abdul Assaf.

Já às 16h, a Escritora Cecília Leal faz a entrega de seu livro “As Crônicas de Sensei Aníbal” para compor o acervo e, às 16h30, acontece um bate-papo com um escritor cujo nome ainda será confirmado.

 

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments