Antonina

Capitania dos Portos do Paraná oferece curso de Aquaviário para pescadores de Antonina, Paranaguá e Guaratuba

Por Gabriel Santos
25/07/2022 14:52 |
Atualizado em 3 semanas atrás

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) está com as inscrições abertas à população interessada em participar do curso de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP). Ao todo, a capitania oferecerá 30 vagas em três turmas, que serão feitas em Antonina, Guaratuba e Paranaguá.

No curso, uma equipe da Marinha instruirá os alunos para que tenham o entendimento necessário a fim de exercer a função de Patrão de embarcações de pesca com AB menor ou igual a 10 e de potência propulsora até 170 kW, empregadas na navegação interior e na navegação costeira, conforme definido pela Capitania dos Portos (CP) de sua jurisdição. Ao final das aulas, os pescadores ganharão um certificado de conclusão do curso.

Para conseguir uma vaga no curso de Aquaviário, os interessados deverão comprovar que trabalham na área da pesca, também deverão apresentar documentos de identificação e comprovante de residência. As inscrições estão sendo feitas até o dia 4 de agosto, diretamente no Grupo de Atendimento ao Público (GAP), localizado na rua Benjamim Constant, nº 707, Centro Histórico.

Além do período de inscrição do processo seletivo, os alunos serão colocados para fazer provas físicas com o intuito de testar suas capacidades em alto-mar. As provas são de natação e flutuação, e acontecerão na sede do Clube Olímpico, em Paranaguá, às 8h30, no dia 9 de agosto. O resultado final do curso será divulgado no dia 11 de agosto pelo site da Capitania dos Portos do Paraná.

As aulas acontecem entre os dias 15 a 30 de agosto, na cidade capelista. Em Guaratuba, os treinos ocorrem no dia 19 de setembro e seguem até o dia 4 de outubro. Já em Paranaguá, a CPPR irá realizar o curso entre os dias 10 a 26 de outubro, nas próprias dependências da Capitania.

Acesso edital do curso clicando aqui.