Cidades do litoral receberão rochas da Pedra da Palangana para pavimentação


Por Publicado 26/10/2021 às 19h35 Atualizado 16/02/2024 às 17h13

Prefeitos dos sete municípios do Litoral do Paraná vão receber rochas retiradas da derrocagem da Pedra da Palangana, no canal de acesso ao porto de Paranaguá para pavimentação de vias públicas. O planejamento da retirada do material foi discutido em reunião entre os prefeitos da região e o secretário de Estado de Infraestrura e Logística, Sandro Alex. 

Cada cidade receberá aproximadamente 3 mil metros cúbicos de pedras que poderão ser usados em melhorias nas suas estradas e ruas. “Ao todo, são mais de 20 mil metros cúbicos de rocha que estão sendo retirados e britados. A intenção é melhorar as vias municipais, dando mais conforto para os moradores de todo o Litoral”, destaca o secretário Sandro Alex.

Também participaram da reunião com os prefeitos, o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti e o .diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

As prefeituras farão a retirada e o transporte do material, com exceção de Guaraqueçaba, que receberá apoio logístico do DER/PR. A parceria envolve ainda a empresa pública Portos do Paraná, responsável pelas obras de dragagem.

Agradeço à equipe do porto que está trabalhando de maneira célere para que essa distribuição aconteça até o final do ano. Sabemos que a retirada das partes mais altas da Pedra da Palangana dará mais segurança à navegação e, com esta parceria, estamos beneficiando não só o porto e seus usuários, como também a população”, acrescentou o secretário.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a importância da entrega e agradeceu em nome de todos os gestores da região. “A distribuição desse material aos municípios do Litoral é extremamente benéfica. Além das melhorias na infraestrutura das ruas, a remoção da Pedra da Palangana permite aumentar o calado do nosso porto e, assim, evitamos perder navios de grande porte para outros estados”, disse.

Também participaram da reunião os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler; de Guaratuba, Roberto Justus; de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narcloch e de Antonina, José Paulo Vieira Azim, o Zé Paulo, além do deputado estadual Michele Caputo; do diretor de Operações do DER, Alexandre Castro Fernandes; e do diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.