A batata que virou sensação: moradora de Paranaguá colhe vegetal de quase 6 kg


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/11/2023 às 19h17 Atualizado 19/02/2024 às 04h30

Era uma típica tarde ensolarada quando a empreendedora Maria Izabel Ramos Veiga resolveu colher a batata-doce que havia plantado anos antes em seu sítio, no Rio das Pedras, em Alexandra. Para seu espanto, ela quase não conseguiu puxar o vegetal da terra de tão pesado: quase seis quilos.

O vegetal foi plantado em um “poço” feito com quatro pneus. Foto: Luiza Rampelotti/JB Litoral

O JB Litoral foi até o sítio da dona Izabel para ver de perto o ‘batatão’ de 5,870 kg e descobrir o que ela irá fazer com tanta batata-doce.

Moradora do distrito de Alexandra há mais de 45 anos, ela e o marido compraram o sítio, na mesma região, em 2020. No local, que não tem um bom solo para plantações devido à maresia, dona Izabel decidiu começar a plantar em pneus, apenas como hobby e para decoração.

Eu plantei ela como decoração, em um pocinho feito com quatro pneus. Mas quando fui colher tive essa surpresa gigante. Agora, estou pensando em fazer algo especial, talvez até criar uma escultura com ela”, diz entusiasmada.

E não foi só dona Izabel que ficou boquiaberta com a descoberta. Sua família se uniu na diversão, encantada com o tamanho da batata, que virou notícia nacional.  

E se você pensa que a colheita de batatas gigantes é inédita, está enganado! Dona Izabel já cultivou outras de bom tamanho, com até 3 kg, mas esta é a maior até agora. Uma unidade normal pesa, em média, 350 gramas.

Quando questionada sobre o processo de plantação, cuidado e colheita, nem ela soube responder o que faz de diferente para colher vegetais de peso. “Às vezes é um desafio, mas acho que tenho sorte ou mãos abençoadas para isso”, se diverte a empreendedora, que vende lanches e assados em um anexo à sua casa.