Acessos ao Porto de Paranaguá serão incluídos na concessão da BR-277; confira as obras previstas


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/07/2023 às 19h37 Atualizado 18/02/2024 às 16h06

O trecho de seis quilômetros da Avenida Ayrton Senna da Silva (BR-277), que dá acesso ao Porto de Paranaguá, está incluído no edital do segundo lote do pacote de concessões das rodovias estaduais e federais, publicado pela ANTT. O leilão acontece no dia 29 de setembro, a partir das 14h, na Bolsa de Valores, em São Paulo.

O segundo lote compreende o total de 605 quilômetros, e o investimento previsto nos trechos que abrangem o Litoral, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Norte Pioneiro é de R$ 10,7 bilhões. Depois do leilão, a homologação do resultado será dia 10 de novembro e a assinatura do contrato está prevista para até 26 de janeiro de 2024.

Uma das novidades anunciadas é a necessidade de construir uma faixa adicional na região da Serra do Mar, ao longo da BR-277, abrangendo o trecho que vai do quilômetro 29 ao 70,4, nas cidades de Morretes e São José dos Pinhais.

De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), entre as principais obras estão as faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e o Litoral; a duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná; a correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277 e a duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu. Além disso, para o Litoral, não há novas praças de pedágio.

O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes (PSD), afirmou que mais de cinco empresas irão disputar o leilão. “Quem vai equilibrar o preço [da tarifa] é o mercado, mas o valor deve ser entorno de 50% o que estava sendo praticado ao final do [último] contrato [com a Ecovia], muito mais barato, e principalmente podendo fazer as obras necessárias à infraestrutura. Não é só manutenção, tem uma série de obras que estão incluídas e mais de 1.800 km de duplicação no Paraná. É o maior conjunto de obras da história do Paraná”, disse.

Veja as obras em Paranaguá


Como já citado, o trecho de seis quilômetros finais da Avenida Ayrton Senna da Silva será incluído na nova concessão de pedágio, recebendo melhorias em sua estrutura. A extensão, que dá acesso ao Porto de Paranaguá, foi deixada de fora do Anel de Integração – plano de desenvolvimento regional que passava pela concessão de rodovias à iniciativa privada – concluído em 1997, quando foram assinados os últimos contratos do sistema estadual de pedágio, encerrados em novembro de 2021.

O JB Litoral realizou uma pesquisa no Programa de Exploração da Rodovia, disponível à população no site da ANTT, para descobrir quais são as intervenções que deverão ser realizadas em Paranaguá a partir da nova concessão. Contudo, a maioria das obras significativas começarão somente após o 4º ano de concessão. Confira: 

Duplicação de via


O trecho da BR-277, via Viaduto Nelson Buffara até o Porto de Paranaguá (Av. Bento Rocha/Av. Senador Atílio Fontana) será completamente duplicado. No entanto, a obra só começará no 5º ano da concessão.

Vias marginais


A 277 também receberá vias marginais, iniciando da entrada de Paranaguá até a rotatória do Parque São João, e da rotatória até o porto (Av. Ayrton Senna da Silva), em ambos os sentidos da via, no 4º ano da concessão. Já no ano seguinte, a ação será realizada no trecho do Viaduto Nelson Buffara até o acesso a Paranaguá (via Av. Bento Rocha).

A rodovia, do acesso a Paranaguá à entrada da PR-407, também receberá uma via marginal, apenas no sentido crescente, no 4º ano da concessão.

Acesso ao Porto de Paranaguá via Av. Bento Rocha/Av. Atílio Fontana também estará dentro da concessão, recebendo investimentos e melhorias. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral


Ciclovias


Da entrada de Paranaguá até o porto, via Av. Ayrton Senna, ainda receberá ciclovias em ambos os lados da pista. Essa que deverá ser iniciada no 4º ano de concessão.

Também no quarto ano, o trecho que compreende o Viaduto Nelson Buffara até o acesso a Paranaguá (via Av. Bento Rocha) receberá ciclovias em ambos os sentidos. Já no ano seguinte, o trecho a receber ciclovia, apenas no sentido crescente, é o do acesso a Paranaguá à entrada da PR-407.

Faixas adicionais


A BR-277, do acesso a Paranaguá até a entrada da PR-407, receberá 1.8 km de faixas adicionais, em ambos os sentidos da via, no 3º ano da concessão.

Viadutos – interseção tipo Diamante


O edital também prevê a implantação de quatro interseções tipo Diamante – um tipo de interseção em desnível, quando uma rodovia passa por baixo de um viaduto e se liga com a outra por faixas à direita antes e após o cruzamento.

Elas estão previstas para serem implantadas no 4º ano de concessão, no trecho da rotatória do Parque São João ao Porto de Paranaguá (Av. Ayrton Senna), nos kms 1.5, 3.5, 4.3 e 6.7

Há a previsão, ainda, de melhorias na interseção tipo Parclo já existente no km 3.5 da via, no trecho que se inicia no Viaduto Nelson Buffara até o acesso a Paranaguá (via Av. Bento Rocha), no 5º ano.

Passagem em desnível


Ainda há a previsão da implantação de passagens em desnível do trecho que se inicia na ponte sobre o Rio Emboguaçu até o Porto de Paranaguá (Av. Bento Rocha/Av. Atílio Fontana), no km 1.5, no 5 º ano. E da rotatória do Parque São João ao porto, no km 7.6, no 4º ano.

Quase 30 anos de espera


Após quase 30 anos de espera, a entrada de Paranaguá será atendida com a nova concessão da BR-277. A notícia traz esperança para os moradores e todos aqueles que chegam à cidade, devido ao porto, que aguardavam há décadas por melhorias nessa importante via de acesso.

Com o início previsto para 2028, tudo aquilo que não foi realizado durante a primeira concessão deverá ser concretizado. Ela contemplará a construção de vias marginais, ciclovias, viadutos e a manutenção da rodovia. Essas melhorias trarão benefícios significativos para a cidade, com a mobilidade, a segurança e o desenvolvimento econômico da região, especialmente na área portuária.