Alunos da APAE de Antonina embarcam em experiência única a bordo da Maria Fumaça


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/09/2023 às 19h19 Atualizado 18/02/2024 às 22h16
Através do projeto “Trilhos do Conhecimento”, alunos de Antonina podem andar de Maria Fumaça gratuitamente. Foto: Adriano Almeida/JB Litoral

No final de agosto, Antonina abriu as portas de seu passado ferroviário e cultural para um grupo de alunos da APAE e da rede municipal de ensino por meio de um programa educativo chamado “Trilhos do Conhecimento”. Com o objetivo de proporcionar uma vivência educativa e cultural, a iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O ponto alto da experiência é o passeio de Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor, que é a mais antiga em operação no país e um verdadeiro tesouro do patrimônio histórico e cultural da região. Com cerca de 2.500 alunos contemplados, todos terão a oportunidade de participar gratuitamente do emocionante passeio que percorre o trajeto entre Antonina e Morretes.

Alcimar é o chefe do trem e, durante o trajeto, vai contando detalhes sobre a evolução das ferrovias e sua importância histórica para o desenvolvimento da região. Foto: Divulgação

O prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD), o Zé Paulo, fala sobre o projeto. “Através desse trajeto lúdico na Maria Fumaça os alunos vão ter contato com a cultura, com a história de Antonina e da ferrovia”, diz.

Durante a jornada, o chefe do trem, Alcimar Meira Gonçalves, compartilha detalhes sobre a evolução das ferrovias e sua importância histórica para o desenvolvimento da região. “O programa não apenas oferece entretenimento, mas também permite que os alunos se aprofundem na história e cultura locais, aumentando seu senso de pertencimento à comunidade”, comenta.

Emoção no olhar

Para muitos dos alunos da APAE de Antonina, o passeio não foi apenas educativo, mas emocionante. Os olhares curiosos e os sorrisos de empolgação preenchiam o ar enquanto eles observavam a paisagem pela janela.

Esse passeio eu estou fazendo porque esse sentimento traz alegria e paz à minha vida”, compartilhou o estudante Luan Henrique Foz.

Outro aluno que viajou de Maria Fumaça foi Abner Ricardo dos Santos, que durante o trajeto relembrou das histórias contadas pela avó. “Minha avó contava muitas histórias da linha de Antonina. Se ela estivesse aqui hoje, ela contaria muitas histórias, e eu as guardo na minha lembrança”, disse.  

A diretora da APAE, Sueli Nascimento, expressou sua alegria em participar do projeto. “Para nós, é um privilégio estar aqui com eles. A alegria deles está estampada nos olhos, na expressão, no corpo, né? E isso é muito, muito importante. O ‘Trilhos do Conhecimento’ não apenas forneceu conhecimento sobre a história ferroviária e da cidade, mas também abriu caminho para memórias duradouras“, destacou.

*Com informações de Lucas Marconsoni/TV Evangelizar